A Constituição federal, de 1988, diz que todos são iguais perante a lei, sem qualquer tipo de distinção entre as pessoas, além de garantir direitos àqueles com qualquer deficiência. No entanto, o autista sofre diante à sociedade, pois tem dificuldade em socialização, principalmente nas escolas, e assim a inclusão em diferentes ambientes é dificultada. Desta forma, é necessária a análise das problemáticas: os preconceitos sofridos pela deficiência e a inclusão escolar. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, o autista sofre de muitos preconceitos e discriminações por parte das pessoas, já que uma grande maioria sabe pouco sobre a deficiência. Por não haver a informação sobre tal assunto, as pessoas pensam que aqueles que apresentam a deficiência são incapazes e dependentes, no entanto, existem vários graus do autismo e nenhuma pessoa é igual à outra (Reestruture essa ideia). A desinformação gera preconceitos e por essa razão muitos podem ser exclusos da sociedade ou de um grupo, principalmente dentro da escola, que é um dos primeiros lugares que a criança terá contanto com diferentes tipos de culturas e costumes, no caso, uma pequena parcela da sociedade. (Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, pelas discriminações e preconceitos sofridos, as crianças com essa deficiência podem ser excluídas na escola. A exclusão pode trazer muitos malefícios para o desenvolvimento social do autista, já que as outras crianças podem fazer brincadeiras de mau gosto ou não conversarem umas com as outras. Na atualidade, o corpo docente já é capacitado a orientar as crianças e incluir aqueles que são excluídos nos grupos, mesmo que seja aos poucos, para que assim se tenham uma normalidade e não seja mais necessário o intermédio direto do orientador para a inclusão. Desta forma, se a inclusão no meio, mesmo que seja algo ainda pouco visto dentro das escolas. (Reestruture as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é visto que a inclusão social para os autistas é composta por desafios e problemáticas que precisam ser sanados. Assim, é necessário que o governo federal, com o auxílio do Ministério da Educação, (Muito bem. Apresentou o agente) faça campanhas e propagandas (Muito bem. Apresentou a ação), por meio das mídias (Muito bem. Apresentou o meio), para conscientização das pessoas diante do autismo, e assim se tenha a informação do que é a deficiência e assim não ocorra mais o preconceito e discriminação, já que de acordo com a Constituição, todos são iguais.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |