[Sem título] - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 20/08/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na série americana "The Good Doctor", o personagem central, Shaun Murphy, é um médico autista que além de enfrentar os problemas da profissão precisa provar sua capacidade aos seus colegas (Vírgula) que muitas vezes o discriminam. Análoga a está essa situação está a de muitos indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assim, notam-se desafios ligados a sua inclusão, seja pela falta de sapiência da população, ou seja pela histórica marginalização de pessoas que apresentam alguma deficiência ou transtorno. Portanto, é de suma importância que este problema social seja resolvido, pelos agentes adequados, para assim, (Sem vírgula) a série não mais refletir a realidade. (As discussões são pertinentes. No entanto, melhore a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Sob esse viés, pode-se apontar como empecilho à inclusão a falta de conhecimento da nação sobre as características da TEA. O autismo é um transtorno que prejudica a comunicação (Vírgula) e a população ao não ter conhecimento ou entendimento deste fato acaba por não saber socializar e conviver com pessoas que o apresentam. Deve-se ressaltar que para existir inclusão no conceito do pesquisador brasileiro Romeo Kazumi Sassaki é necessário que a sociedade saiba se adaptar ao indivíduo com necessidade especial. Assim, a ignorância interfere negativamente na integração de autistas. (Reestruture as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Paralelamente, há uma histórica opressão e exclusão de pessoas portadoras de alguma deficiência. Na Roma Antiga as crianças deficientes eram sacrificadas, com o passar dos anos esse tratamento foi abandonado, (Ponto final) Porém, pessoas com alguma deficiência ou transtorno continuaram a ser tratados como párias sociais. Essa ideologia foi transmitida ao passar do tempo de tal forma que na atualidade se torna natural o pensamento de que há uma capacidade inferior a indivíduos autistas, por exemplo, ao comparado com outros seres humanos. Isso estabelece obstáculos para sua entrada na sociedade, pois, (Sem vírgula) se acentuam as desigualdades em vez de se procurar uma equidade. (Reestruture)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, cabe ao Ministério da Saúde deliberar com a nação acerca das limitações e capacidades do TEA em palestras elucidativas, através de declarações de especialistas, dados estatísticos e depoimentos de pessoas envolvidas com o tema, para que a população não seja benevolente com a discriminação de autistas. Ademais, o governo federal pode criar programas sociais voltados para indivíduos com esse transtorno, através das instituições de ensino. Para assim, (Sem vírgula) se realizar uma inclusão efetiva e, dessa forma, o país estará mais próximo de alcançar uma equidade social para o seu bom desenvolvimento. (A proposta está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200