Na série americana "The Good Doctor", o personagem central, Shaun Murphy, é um médico autista que além de enfrentar os problemas da profissão precisa provar sua capacidade aos seus colegas (Vírgula) que muitas vezes o discriminam. Análoga a está essa situação está a de muitos indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assim, notam-se desafios ligados a sua inclusão, seja pela falta de sapiência da população, ou seja pela histórica marginalização de pessoas que apresentam alguma deficiência ou transtorno. Portanto, é de suma importância que este problema social seja resolvido, pelos agentes adequados, para assim, (Sem vírgula) a série não mais refletir a realidade. (As discussões são pertinentes. No entanto, melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Sob esse viés, pode-se apontar como empecilho à inclusão a falta de conhecimento da nação sobre as características da TEA. O autismo é um transtorno que prejudica a comunicação (Vírgula) e a população ao não ter conhecimento ou entendimento deste fato acaba por não saber socializar e conviver com pessoas que o apresentam. Deve-se ressaltar que para existir inclusão no conceito do pesquisador brasileiro Romeo Kazumi Sassaki é necessário que a sociedade saiba se adaptar ao indivíduo com necessidade especial. Assim, a ignorância interfere negativamente na integração de autistas. (Reestruture as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Paralelamente, há uma histórica opressão e exclusão de pessoas portadoras de alguma deficiência. Na Roma Antiga as crianças deficientes eram sacrificadas, com o passar dos anos esse tratamento foi abandonado, (Ponto final) Porém, pessoas com alguma deficiência ou transtorno continuaram a ser tratados como párias sociais. Essa ideologia foi transmitida ao passar do tempo de tal forma que na atualidade se torna natural o pensamento de que há uma capacidade inferior a indivíduos autistas, por exemplo, ao comparado com outros seres humanos. Isso estabelece obstáculos para sua entrada na sociedade, pois, (Sem vírgula) se acentuam as desigualdades em vez de se procurar uma equidade. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, cabe ao Ministério da Saúde deliberar com a nação acerca das limitações e capacidades do TEA em palestras elucidativas, através de declarações de especialistas, dados estatísticos e depoimentos de pessoas envolvidas com o tema, para que a população não seja benevolente com a discriminação de autistas. Ademais, o governo federal pode criar programas sociais voltados para indivíduos com esse transtorno, através das instituições de ensino. Para assim, (Sem vírgula) se realizar uma inclusão efetiva e, dessa forma, o país estará mais próximo de alcançar uma equidade social para o seu bom desenvolvimento. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |