O isolamento social é uma medida que os países adotaram para controlar a propagação do covid-19. No entanto, no Brasil, isso se tornou um desafio, tendo em vista o impacto econômico que muitos empresários alegam e, também, as grandes dificuldades que muitos trabalhadores enfrentam, como desemprego, um problema que está presente na sociedade brasileira muito antes da pandemia. Tendo isso em vista, a proposta do Banco de Redações do Brasil Escola do mês de março é: "Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?".
Para realizar a proposta, você deverá construir um texto dissertativo-argumentativo respondendo ao questionamento da proposta, demonstrar domínio da norma culta da língua, mobilizar diversas áreas do conhecimento, ou seja, seu conhecimento de mundo para desenvolver o tema, respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Além disso, você deve levar em consideração os textos apresentados na coletânea, levantar os principais argumentos, dados e exemplos e realizar uma análise crítica, deixando claro seu posicionamento diante do tema na conclusão do texto. Apresente uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Saiba como fazer uma boa dissertação e conheça também as características deste gênero textual?.
ATENÇÃO: as redações serão corrigidas de acordo com os critérios do ENEM, seguindo seu método de análise e pontuação, assim como suas regras.
Atenção aos motivos que podem zerar sua redação:
1) Fuga total ao tema;
2) Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
3) Texto com até 7 linhas;
4) Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
5) Redação em branco;
6) Cópia do texto motivador.
Cronograma para envio de redações:
1º período: 1 a 8 de março
2º período: 10 a 18 de março
3º período: 20 a 27 de março
Evite enviar a redação pelo celular. A estrutura do texto pode ficar comprometida e o corretor ortográfico do celular pode trocar as palavras.
As correções estarão disponíveis até o dia 1º de abril.
Enviou seu texto em fevereiro de 2021? Acesse aqui a correção.
Elabore sua redação considerando as ideias a seguir:
Texto 1
Um estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, com base em dados de 104 municípios paulistas para o período de março a junho de 2020, projeta que a implantação de isolamento social mais severo em uma cidade gera efeito positivo no número de casos e mortes por Covid-19, mas não causaria resultado econômico pior se comparado a outra que adotou medidas menos rígidas.
A pesquisa, publicada na revista científica Plos One, também aponta que o isolamento social é mais eficiente para reduzir os casos e mortes quando ocorre de forma regionalizada. Ou seja, ele perde a eficácia se um município adere à medida com rigor, mas as cidades vizinhas não. [G1] Leia o texto na íntegra
Texto 2
Poucos setores da economia sofreram tanto com a pandemia quanto o do turismo. Aviões no solo, ônibus nas garagens, hotéis fechados, atrações turísticas canceladas, pacotes suspensos foram as marcas de 2020. Na Braztoa, Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, as vendas caíram mais de 50% em relação aos R$ 19 bilhões apurados em 2019. A perda de empregos no setor é estimada em 1 milhão de vagas -incluindo funcionários diretos e indiretos (de outras empresas que prestam serviços relacionados à atividade).
A Braztoa é a principal entidade das operadoras de viagens, que são as maiores empresas do turismo, pois funcionam como se fossem os grupos de atacado do setor. São essas companhias que compram grandes quantidades de passagens e diárias de hotéis, por exemplo, e depois comercializam os pacotes por meio das agências e agentes de viagens no varejo. Por isso, os dados dessa associação representam o melhor retrato do turismo no Brasil. [UOL Economia] Leia o texto na íntegra
Texto 3
Finalmente, diz a professora King, nenhuma estratégia seria completamente bem-sucedida sem um forte conjunto de políticas sociais destinadas a garantir que os indivíduos e as pequenas empresas pudessem cumprir as regras de restrição.
A covid-19 destacou as desigualdades no acesso aos cuidados de saúde e a capacidade das pessoas de ficarem em casa dependendo do tipo de trabalho que desempenham. Pobreza, gênero, habilidades profissionais e status de imigração tornaram-se fatores importantes para determinar a susceptibilidade das infecções nas sociedades. [BBC] Leia o texto na íntegra
Texto 4
Redações corrigidas