Darwin está errado. - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 21/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A obra "O grito", do autor norueguês Edvart Munch, coloca em destaque um ser que experimenta extremo desconforto e pânico diante do desconhecido. Essa representação vai de encontro à ausência do sentimento de estranhamento social diante do não cumprimento das medidas para combater o Covid-19, visto que, contrário ao pensamento do personagem, a sociedade não mais se espanta, sendo indiferente a não compreensão do problema. Nesse sentido, torna-se evidente que essa situação tem origem na desigualdade econômica na sociedade brasileira (Muito bem. Formulou a tese). Assim, não só a falibilidade estatal em garantir os meios para se manter o isolamento social (Vírgula) como também a falta de estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) intensifica-se intensificam esse quadro. (Faltou abordar a questão econômica)

(Boa estratégia coesiva) Convém ressaltar, a princípio, que muitos brasileiros não têm como manter o isolamento social por não ter condições financeiras de se sustentar. A biologia nos mostra com Darwin que nem sempre é o mais forte que sobrevive, mas aquele que melhor se adapta as novas circunstâncias. Deste modo, temos que nos adaptar as circunstâncias causadas pelo corona vírus coronavírus, em que o isolamento social não é mais algo facultativo, mas algo necessário para frear a aumento de casos. Então, o governo tem que garantir subsídio as classes social  sociais E e D que são as mais afetadas, por tempo indeterminado, assim será possível fazer o isolamento social por completo e garantir medidas efetivas para combater o COVID-19 e proporcionar garantias financeiras para quem mais é afetado por não conseguir trabalhar. (Delimite as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, destaca-se a falta de estrutura do SUS como propulsionador do problema. É fundamental ressaltar que essa é uma crise sem precedente e desafiadora, logo o sistema de saúde pública do Brasil não consegui atender a demanda causada pelo vírus e (Vírgula) consequentemente, resulta em milhares de mortes por falta de equipamento necessário para atendimento, além da grande demanda já existente, causando assim um colapso ao sistema. (Abordagem superficial do tema) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessária para resolver o impasse. Logo, o Ministério da Economia (Muito bem. Apresentou o agente) deve proporcionar subsídio para as classes mais afetadas, por meio de emenda parlamentar, para fornecer ajuda financeira aos mais necessitados, assim não terão que se expor ao perigo para ter seu sustento e instituir rodízio no comércio, para evitar uma crise na economia. Destarte, o Ministério da Saúde, juntamente com mídias de grande circulação, como rede globo, revista veja, divulgar de0 de formar massiva a importância de se manter o distanciamento social, de modo a conscientizar a população sobre os riscos do COVID-19, espera-se que com essa medida frear a propagação do corona vírus no Brasil.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200