Um estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade do Texas concluiu que a implantação de isolamento social mais rígido reduz o número de contaminações e mortes por Covid-19, mas não gera grandes perdas na economia. Não obstante (Vírgula) o estudo, (Sem vírgula) desestimula-se o isolamento (tão necessário para o bem-estar coletivo) devido a crença de que não é possível praticar o isolamento social sem, como consequência, agravar a crise econômica que o país enfrenta. Assim, revela-se a urgência de se conscientizar a população – necessidade que advém tanto da base educacional lacunar quanto da má influência midiática. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é imperioso atentar para a base educacional lacunar. Segundo Immanuel Kant, “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Diante disso, infere-se que a educação é capaz de configurar as relações éticas e morais, sendo, portanto, um caminho para solucionar problemas desta natureza, como a própria resistência ao isolamento social. Dessa forma, é preciso debater esta necessidade nas escolas para, então, formar-se indivíduos conscientes. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, cabe ressaltar a má influência midiática na questão. Para Pierre Bourdieu, “aquilo que foi criado para ser instrumento de democracia direta não deve ser convertida em mecanismo de opressão simbólica”. Nessa perspectiva, observa-se que a mídia, em vez de contribuir com conteúdos de qualidade que democratizem o conhecimento na população, colabora para a persistência do problema ao promover a divulgação de informações fraudulentas (as "fakenews"). Desse modo, é necessário agir sobre esse desafio. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge que uma intervenção seja feita. Para isso, as mídias de massa, em seu papel preponderante de influenciadoras, (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) deve promover uma campanha de conscientização na internet, através da elaboração e divulgação de conteúdos informativos em seus veículos de comunicação, a fim de combater a divulgação de informações falsas. Tal ação pode, ainda, contar com a participação de figuras públicas famosas para atrair mais pessoas. Destarte, possivelmente, estudos rigorosamente científicos, como o realizado pela Unicamp junto a Universidade do Texas, serão considerados pela população ante quaisquer crises sanitárias
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |