“A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação”. A afirmação atribuída ao dramaturgo irlandês Oscar Wilde pode ser facilmente aplicada a falta de conscientização da população sobre o isolamento social, já que é justamente a falta de incômodo social diante dessa vicissitude que a consolida como um regresso para a nação brasileira. Nesse sentido, essa situação de indiferença tem como origem inegável a falta de conhecimento populacional. Assim, não só a insuficiência legislativa como também a neutralização de rompimento de isolamento contribui para a problemática se neutralizar. (O tema foi contextualizado de maneita tangencial. Aborde a questão econômica)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, a falta de incomodo populacional se torna uma das causas para criação do caso clínico que vem gerado grande instabilidade tanto social como econômica diante de uma das maiores crises pandêmicas do século, quem tem a insuficiência legislativa como fator principal. As leis que entram em vigor por meio do Poder Legislativo só se configuram como uma falácia nesse grande caderno de leis que o Brasil possui. Que não tem poder eficaz, já que os números de transmissão da doença covid-19 e o número de aglomeração que aumentam ainda mais o contágio tem aumentado significantemente. (Delimite e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em paralelo, um governo que não visa o progresso coletivo está fadado ao fracasso, não há uma campanha que vise de forma eficaz diminuir o número de casos transmissíveis, fazendo assim que a saúde se desestruture (Reestruture essa discussão). Caso como o de Manaus (Vírgula) que teve falta de oxigênio, expõem as vísceras uma sociedade que não se importa com o progresso populacional e nem como festinhas e bailes funks podem prejudicar não só eles, como também a população como um todo. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto. (Vírgula) a A importância do isolamento social, como algo essencial para a diminuição do aumento de contágio. Para isso o Estado (Boa. Apresentou o agente) precisará criar uma campanha de conscientização da importância do uso de máscara que diminuem a contágio viral e o evitamento de aglomerações, esses eventos podem ocorrer por meio de lives, com a presença de infectologistas, utilizando como forma de enganchar a hashtag #eumeimporto. Além disso o Estado devera promover ainda o incentivo de medidas pragmáticas por meio da mídia que irá exibir as consequências da banalização desses tipos de medidas. Assim caso como falta de leitos e de oxigênio como o de Manaus não irão se repetir. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e desenvolva as discussões respeitando o recorte temático. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |