No Brasil, o economista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fabian Scholze Domingues (Vírgula) define que a economia se divide em duas grandezas: oferta e demanda. Observando o cenário, a paralisação pela crise sanitária da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) está causando balbúrdia em ambas: na oferta, pela impossibilidade de produção dos trabalhadores (Vírgula) e na demanda, a diminuição de consumo pelas restrições de mobilidades. O isolamento social é a melhor saída para preservar a economia? (Melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, a instabilidade econômica começou em 2007, disseminando várias nações pelo "vírus econômico'', abalando muitos países e deixando-os em situações emergentes. O Brasil, por exemplo, vive uma grande desvalorização de sua moeda em relação ao dólar, risco de inflação e juros altíssimos. Convém lembrar que entre 2007 e 2013. (Sem ponto final) a Europa e os Estados Unidos passaram por déficit econômico, ainda que a situação tenha melhorado com o passar dos anos, a crise prevalece de modo que o crescimento global permaneça fraca e com risco de falta de solidez mundial. (Reestruture as discussões. Abordagem superficial)
(Boa estratégia coesiva) Outra preocupação existente é a disseminação da Covid-19, superlotando e colapsando hospitais do mundo todo, fechando estabelecimentos e, consequentemente, gerando um caos sanitário e econômico, (Ponto final) Porém, segundo estudo realizado por professores do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedepilar), o isolamento social é a melhor opção para o problema em questão. Na crise econômica e sanitária, já que a economia poderia perder até quatro vezes mais com a crise e pesquisadores afirmam que a atual situação não é falta de circulação da população, pois quantos menor o número de indivíduos contaminados maior é a taxa de crescimento econômico. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, existem dois grandes problemas a serem solucionados, tendo em primeiro lugar a economia: para controlar a crise mundial os países (Muito bem. Apresentou o agente) terão que promover o crescimento econômico encontrando medidas favoráveis, a criação de empregos é uma delas. Segundo, a economia diante a pandemia: é fato que a Covid-19 afetou várias áreas de mercado de trabalho, desse modo trabalhadores senguem aflitos pelas restrições e falta de emprego. O governo(Vírgula) tendo em vista o seu dever com a população, teria que decretar a solução para o barbilho, gerando mais qualidade de vida em meio a crise sanitária, buscando meios para promover a igualdade populacional em meio a crise econômica, de modo que a população se conscientizariam sobre a importância do isolamento social e, assim, dando conforto e segurança nessa crise mundial.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |