É necessário distanciar - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 27/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Nos dias atuais, uma doença altamente contagiosa e pouco conhecida, Covid-19, se propaga de forma grave e descontrolada pelo mundo. O momento de pandemia nunca vivenciado pela nova geração, (Sem vírgula) causa um grande número de óbitos, contaminações e uma imensa incerteza econômica global. Muitos países adotaram novos protocolos sanitários como o uso de mascarás e o distanciamento social. Entretanto, tem-se gerado muitos questionamentos e desrespeitos sobre esses tais novos protocolos. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) No Brasil, os setores mais afetados financeiramente e economicamente é o do comércio, do turismo e do entretenimento, causado principalmente pela imposição do distanciamento social. Embora, (Sem vírgula) o distanciamento social seja questionado e até mesmo rejeitado por alguns, ele ainda é uma das medidas mais eficazes comprovadas na luta contra a doença, enquanto a vacina não esteja ao alcance de todos. (Abordagem superficial do tema) 

(Melhore a estratégia coesiva) Um estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, projeta que a implantação de isolamento social mais severo em uma cidade gera efeito positivo no número de casos e mortes por Covid-19, e não resulta na piora econômica em relação a outra que adotou medidas menos rígidas. Negar-se aos protocolos emergencialmente estabelecidos, (Sem vírgula) pode-se (Melhore a construção de sentido) levar a piora e a um colapso na saúde. O isolamento social evita aglomerações, consequentemente, menos super lotações superlotações nos hospitais. Profissionais da saúde que estão desgastados, lutam contra a doença que ainda está em grande pico em alguns locais. (Reestruture as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Diante de tal momento, é importante que a população continue respeitando e seguindo as medidas propostas e impostas pelo seu governo. E por sua vez, é de fundamental importância que o governo auxilie sua população (Muito bem. Apresentou o agente). O Brasil, (Sem vírgula) optou como uma medida de socorro o auxílio emergencial, que garante ajuda àqueles que mais foram afetados economicamente durante a pandemia. No entanto, é necessário que a distribuição do auxílio seja muito bem criteriosa e eficiente, para que de fato chegue a quem necessita e o valor atenta as necessidades básicas da população. 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200