Durante o ano de 1918, uma epidemia de gripe espanhola alastrou-se pelo Brasil. Nessa, evidenciou-se o enorme fosso que havia entre os pobres e abastados do país: aos primeiros, restava apenas instituições de caridade, enquanto os segundos podiam refugiar-se em fazendas no interior. Outrossim, a pandemia de Covid-19 demonstrou o quanto essas desigualdades ainda perduram em nossa sociedade e, consequentemente, dificultam a conscientização da população diante da crise econômica. Logo a coesão social só irá ser promovida a partir do combate dessas disparidades. (Formule a tese com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, salienta-se que os principais opositores às medidas de isolamento social argumentam que essas embargam a economia e causam desemprego. Entretanto, um estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade do Texas projetou que o isolamento social mitiga os casos e mortes de Covid-19, mas não prejudicam fortemente a economia. Ademais, a estagnação financeira de nosso país é anterior a atual crise sanitária, e essa é agravada, sobretudo, pelas disparidades sociais. (As discussões precisam ser mais exploradas)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, destaca-se que a nossa Constituição defende a igualdade de todos perante a lei. Contudo, durante a pandemia, as evidências dos diversos entraves promovidos contra as populações mais vulneráveis tornaram-se mais escancaradas: vivem em espaços que dificultam o distanciamento social; não possuem empregos formais que lhes permitam o afastamento do trabalho e, até mesmo, o saque dos auxílios governamentais é feito diante de enormes filas nas agências bancárias. Sendo, assim, conforme o a perspectiva de Thomas Hobbes (filósofo inglês), as instituições têm um papel crucial na manutenção da estabilidade social e, por conseguinte, o Estado deve ser o principal defensor dessas populações e coibidor das desigualdades sociais. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o combate das disparidades sociais é fundamental para a conscientização da população diante da crise econômica. Para isso, os Ministérios da Economia e da Cidadania devem (Muito bem. Apresentou o agetne) implementar um projeto de mitigação das desigualdades através de um maior repasse de recursos para o desenvolvimento das regiões vulneráveis; bem como os Ministérios da Saúde e da Educação devem promover campanhas educativas sobre a importância do distanciamento social para aplacar a pandemia através da mídia e redes sociais. Desse modo, o Estado cumprirá o seu papel de zelador social - como preconizado por Hobbes - e promoverá o fortalecimento da coesão social.
Comentários do corretor
Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |