[Sem título] - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 05/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Após meses desde a chegada do COVID-19 no Brasil e uma quarentena parcial e defeituosa, a população está novamente pedindo que o comércio seja aberto, ignorando os danos feito pelo vírus. No entanto, se este pedido insensato for aceito pelo governo, não veremos uma melhora na economia (Melhore a construção dessa ideia), apenas um aumento significante no número, já gigante, de mortes pelo vírus no país. Neste sentido, podemos afirmar que a negligência do governo e a falta de distanciamento agravam (Muito bem. Formulou a tese) esta situação. (Melhore a contextualização do tema) 

(Boa estratégia coesiva) Primeiro, é notável que a falta de ajuda econômica vinda dos governantes é o principal motivo de milhares de pessoas quererem voltar ao trabalho. Um estudo feito pela UFPE (Desenvolva a sigla), mostrou que durante o ano passado (Vírgula) enquanto o auxílio emergencial estava disponível, houve uma movimentação na economia, aumentando em 2,5% o PIB (Desenvolva a sigla) de 2019. Então, é inadmissível o governo não disponibilizar uma ajuda em dinheiro para a população, sendo que haveria uma movimentação na economia sem que haja tantas mortes. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Outro motivo que faz com que as pessoas quebrem as regras do distanciamento social são as festas clandestinas e eventos sociais onde não há nenhum tipo de cuidados tão simples como o uso de uma máscara. Apenas em Campinas, SP, uma força tarefa dispersou 13,3 mil pessoas em 16 festas clandestinas de carnaval em fevereiro. É inaceitável que com 260.970 mortes no Brasil, ainda haja tantas reuniões irresponsáveis. (Abordagem tangencial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Desse modo, pode-se notar que a falta de uma ajuda econômica e distanciamento social impedem que seja feito uma quarentena no país para impedir o espalhamento do vírus. Assim, o Ministério da Economia (Muito bem. Apresentou o agente) deve promover uma movimentação na economia sem aumentar o número de mortes, disponibilizando o auxílio emergencial novamente, com mais rigor para que consigam este dinheiro quem realmente precisa, com a finalidade de impedir que haja a necessidade de os brasileiros voltarem ao trabalho. Dessa maneira, o Brasil poderá superar este problema. 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200