De acordo com o sociólogo francês Émile Durkheim, anomia social é um estado de desintegração da sociedade, no qual a normalidade é corrompida. Nessa perspectiva, a presente pandemia da Covid-19 pode ser considerada uma anomia, visto que compromete a estabilidade das nações. Decorrente disso, no Brasil, na tentativa de solucionar esse impasse, foram decretadas medidas restritivas de prevenção à doença, a exemplo do isolamento social. Este, no entanto, demonstra-se de difícil concretização, pois devido à crise econômica agravada pelo contexto atual, os cidadãos não cumprem a norma pela necessidade de gerar renda. Logo, faz-se crucial conscientizar a população para mitigar a problemática, que dentre as principais causas estão a desinformação e a falta de apoio fornecido pelo Estado. (Excelente! Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, convém pontuar que a falta de conhecimento pela população sobre os impactos positivos do isolamento social no controle da enfermidade está entre os principais fatores que agravam o impasse. Tal fato é coincidente com a filosofia de Platão sobre o "Mito da Caverna", o qual aponta que os indivíduos, devido à ausência de debates, tendem a conservar-se em um estado de ignorância sobre um determinado assunto. Dentro do respectivo olhar, torna-se lúcido pontuar que o descumprimento da medida preventiva em questão na sociedade brasileira persiste porque a falta de propagação de informações que formem cidadãos conscientes a seu respeito, considerando a importância de cumpri-la mesmo com relativos prejuízos econômicos, coloca-se justamente contrário do proposto pelo filósofo. Logo, enquanto a situação não for transformada, a correção desse entrave será impedida. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo destacar a fragilizada ação do Poder Público em promover políticas eficazes de apoio a parcela populacional mais impactada pela pandemia como mais um dos problemas que impedem a execução eficiente do isolamento. De acordo com Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Entretanto, na realidade brasileira, esse ideal não é concretizado (Vírgula) pois o corpo social carecido de recursos econômicos não recebe apoios emergenciais suficientes, tais quais a emissão de quantias monetárias para suprir suas necessidades básicas, em um contexto no qual o avanço do coronavírus acentuou a crise financeira no país. Em consequência, os indivíduos precisam descumprir o período de isolação por um grande intervalo de tempo (Vírgula) a fim de conseguirem lucros com o fito de garantir suas sobrevivências, cenário necessitado de mudanças urgentes. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Evidencia-se, portanto, a urgência de ações interventivas para efetivar o isolamento social em meio à crise econômica. Para tanto, a mídia, principal veículo formador de opiniões, (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) deve elucidar à sociedade quais são os benefícios de cumprir a quarentena, por meio de comerciais e propagandas, os quais transmitirão tal mensagem. Isso incentivará a existência de discussões sobre o assunto, formando, progressivamente, pessoas conscientizadas acerca da execução da regra. Além disso, os governos federal e estadual devem juntar-se em pró prol do fornecimento de políticas públicas que atendam os anseios do povo prejudicado pela pandemia, planejando um valor orçamentário a ser distribuído que possa suprimir qualquer angústia durante todo o período conturbado. Somente assim, a população aceitará o isolamento social em meio a um colapso na economia, e a anomia contemporânea na sociedade será modificada. (Excelente. Apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Ótimas produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |