Correção ENEM 2021 - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 17/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O principal elemento da decadência no Brasil é a sua economia. Devido a pandemia do novo Corona Vírus coronavírus, as coisas saíram do controle por ser uma coisa nova para todos, e por isso houve severas consequências. O desemprego e a grande desigualdade, (Sem vírgula) foram um dos principais resultados disso. Pessoas com baixa condição financeira são as que mais sofrem. A falta de dinheiro para a população brasileira por conta de desvios e corrupções, (Sem vírgula) é o nosso maior inimigo. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) Com o fechamento de serviços não essenciais e com os casos e óbitos aumentando cada vez mais, foi preciso pessoas chegarem a pedir ajuda aos cidadãos que ali habitam. Pessoas que muitas vezes não têm o que comer, precisam sair de suas casas para poderem ao menos ingerir um pedaço de pão. Empresas tendo que tomar decisões difíceis para conseguir manter seu estabelecimento de pé, demitindo funcionários extremamente qualificados. (Argumentação limitada. Reestruture)

(Melhore a estratégia coesiva) Enquanto uns saem de casa para sobreviver, outros saem para se divertir fazendo aglomerações em lugares não apropriados, como vimos essa semana com um dos maiores atacantes do Brasil, Gabriel Barbosa, mais conhecido como Gabigol. (Ideias fragmentadas) Flagrado em um cassino clandestino em São Paulo. Esse é apenas um dos milhares de casos que ocorre de desrespeito ao isolamento social, mesmo com todas as leis e decretos divulgados. (Argumentação limitada) 

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto a conclusão da conscientização daqueles que podem ficar em casa mantendo sempre os cuidados necessários. E como conclusão um benefício financeiro do governo para aqueles de baixa renda, como o Auxílio Emergencial que já mudou a vida de vários brasileiros. E a conscientização também dos nossos governantes para o fenecimento dos desvios de dinheiro público e corrupções. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas. Evite um recorte superficial do tema. Formule a tese e apresente todos os elementos da proposta de intervenção. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200