Em meio a pandemia do novo coronavírus o Estado adotou o isolamento social com a finalidade de combater o avanço da doença. Contudo, existem divergências de opinião entre a população acerca da adoção dessa medida ,pois o país enfrenta uma grave crise econômica. Nesse prisma, faz-se necessário analisar o cenário atual e a disponibilidade de meio alternativo que combata a doença. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, segundo o ex-ministro da fazenda do Brasil Henrique Meirelles, a crise é causada pela pandemia, não pelo isolamento. Em meio ao cenário de desemprego (Vírgula) o isolamento social é uma medida agressiva. Mas em contra partida contrapartida, diariamente a vida de muitos brasileiros são ceifadas pelo novo coronavírus. Deste modo, sendo a vida um bem maior, a priorização do combate à pandemia proporciona condições para que as demais vertentes sociais possam ser redirecionadas. (Abordagem superficial)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a Universidade de Oxford desenvolveu uma das primeiras vacinas contra o novo coronavírus. Entretanto, com a alta demanda mundial irá decorrer um grande período, no qual resultará com mais morte e danos econômicos, até a vacinação efetiva de boa parte da população. O isolamento social é a forma mais eficiente no momento para interromper a disseminação do vírus. Devendo a população se conscientizar sobre a importância dessa medida até a vacinação expressiva. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Poder Público (Muito bem. Apresentou o agente), em parceria com as mídias (Vírgula) de grande acesso divulgar amplamente, tanto via telefone, quanto online com publicações nas redes sociais enfatizando a importância do isolamento com dados científicos que comprovem a eficácia desse método e os resultados futuros como a possibilidade de um recuperação significativa do sistema econômico. A partir dessas ações ,espera-se superar essa doença e buscar um Brasil melhor.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |