Atualmente o que mais se fala, tanto pelas redes sociais quanto pelas mídias televisivas, é a disseminação da Covid-19. As medidas de prevenção ordenadas pela ONU (Desenvolva a sigla) e a OMS (Desenvolva a sigla) são simples: higienização das mãos, uso de máscara, álcool em gel e isolamento social. Algo fácil de se cumprir, não fosse pelo pensamento conflitante imposto por vários governadores de escolher entre a saúde ou o sustento da família. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Embora o setor econômico global tenha sofrido o duro impacto da pandemia, tal pensamento deve ser desconsiderado, pois a rejeição das medidas restritivas reflete diretamente no número de mortes por contaminação, que já ultrapassa a marca dos milhões em escala global. Os efeitos do isolamento na economia são inevitáveis, principalmente em um país como o Brasil, onde a desigualdade social é explícita. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) É evidente que as classes média-baixas têm sofrido mais durante esse período tanto pela falta de uma renda de emergência quanto pela falta de investimento do próprio governo nas unidades de saúde, um problema de raízes antigas. (Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) A maneira mais efetiva de tranquilizar a população e mantê-la dentro das casas e continuar com o programa de renda básica, que no Brasil foi denominado Auxílio Emergencial. O valor deverá suprir as necessidades mais básicas dos moradores para que possa alcançar um número maior de famílias. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |