[Sem título] - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 05/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O estado de calamidade social e econômica vivido pelos brasileiros sofreu uma potêncialização  potencialização em decorrência da pandemia mundial da covid-19. Paralelo a isso, há a extinção de políticas públicas, provenientes da pandemia, de apoio financeiro ao cidadão hipossuficiente econômico e a empresas privadas. (Melhore a contextualização do tema. Formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Visto isso, a necessidade financeira dos cidadãos mais pobres geram neles uma severa vunerabilidade á  a exposição social para garantir o seu sustento, causando aglomerações. Cabe ressaltar que as pequenas empresas cumprem papel fundamental na geração de emprego, garantir a sobrevivência dessas empresas é garantir também postos de trabalho e aquecimento da economia local. (Abordagem superficial do tema. Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, a continuidade de postos de trabalhos já ocupados sofrem ameaças constantes provenientes da situação nacional, situção esta que afeta diretamente todos os setores econômicos do país. (Argumentação limitada. Reestruture)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Indubitávelmente, é necessária a participação da esfera de saúde pública, esta que atua diretamente no combate ao novo coronavírus. A proteção do SUS (Desenvolva a sigla) e seus agentes é fundamental e requer a participação de todos os brasileiros para que haja um combate efetivo a pandemia. (As discussões precisam ser mais exploradas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Posto os fatos, é compreensível que políticas sociais e fiscais se fazem necessárias para a garantia de sustento do cidadão em um isolamento social. A continuidade do auxílio emergencial e de incentivos fiscais são primordiais para a manutenção de empregos e afirmação do isolamento social. Campanhas de consciêntização  conscientização em relação ao Sistema Único de Saúde se farão eficientes na valorização da saúde pública, visto que todos os braslieiros são diretamente influênciados por esse sistema (Não apresentou o agente propriamente dito). Assim, podemos concluir que as ações gorvenamentais serão de extrema importância e implicarão diretamente no imaginário do cidadão brasileiro, garantindo a ele uma maior consciêntização frente ao isolamento social. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200