No contexto pandêmico atual, que assolou a população mundial, as medidas sanitárias são as mais eficazes contra sua propagação. A lei 13.979, determina (Vírgula) no artigo 3, que podem ser decretadas no combate à epidemia medidas como isolamento e quarentena. Hodiernamente, as medidas de distanciamento têm afetado o setor da economia, gerando graves consequências. Assim mostra-se relevante pensar nesta situação econômica que configura as maiores problemáticas desse pernicioso cenário. (Formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) De início é notório destacar que as condutas sanitárias têm grande importância no enfrentamento à pandemia, devem ser seguidas e respeitadas, prova disso recai nas reduções de taxas de contaminação e o número de falecimentos entre os contaminados. Ademais cabe ressaltar que as normas acabam afetando vários setores da economia, deixando mais evidentes as desigualdades sociais. No Brasil, o desafio vai além de controlar a pandemia, mas também reduzir a crise econômica. Sendo assim torna-se urgente reconhecer a necessidade de refrear ambas as situações, de modo que garanta a recuperação financeira e conter a epidemia. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Com o objetivo de minimizar a crise econômica sem afetar a contenção pandêmica, seria necessária a criação de medidas públicas eficazes. Outrossim cabe aos órgãos governamentais e federais, (Sem vírgula) incentivarem (Muito bem. Apresentou o agente) o isolamento evidenciando sua importância, como medida significativa da contenção da transmissão. E como ajuda financeira, a criação de auxílios extras, levando em consideração comerciantes com estabelecimentos fechados, trabalhadores que ficaram sem remuneração, desempregados e a população periférica. Somente assim os cidadãos poderiam respeitar o isolamento, sem passar por dificuldades financeiras, ajudando a economia. (Ideias fragmentadas) Para assim garantir a segurança e a saúde de todos. (Muito bem. Apresentou a propsota de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando uma abordagem superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |