A CONTENÇÃO DA PANDEMIA E A RECUPERAÇÃO FINANCEIRA - VI - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 05/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No contexto pandêmico atual, que assolou a população mundial, as medidas sanitárias são as mais eficazes contra sua propagação. A lei 13.979, determina (Vírgula) no artigo 3, que podem ser decretadas no combate à epidemia medidas como isolamento e quarentena. Hodiernamente, as medidas de distanciamento têm afetado o setor da economia, gerando graves consequências. Assim mostra-se relevante pensar nesta situação econômica que configura as maiores problemáticas desse pernicioso cenário. (Formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) De início é notório destacar que as condutas sanitárias têm grande importância no enfrentamento à pandemia, devem ser seguidas e respeitadas, prova disso recai nas reduções de taxas de contaminação e o número de falecimentos entre os contaminados. Ademais cabe ressaltar que as normas acabam afetando vários setores da economia, deixando mais evidentes as desigualdades sociais. No Brasil, o desafio vai além de controlar a pandemia, mas também reduzir a crise econômica. Sendo assim torna-se urgente reconhecer a necessidade de refrear ambas as situações, de modo que garanta a recuperação financeira e conter a epidemia. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Com o objetivo de minimizar a crise econômica sem afetar a contenção pandêmica, seria necessária a criação de medidas públicas eficazes. Outrossim cabe aos órgãos governamentais e federais, (Sem vírgula) incentivarem (Muito bem. Apresentou o agente) o isolamento evidenciando sua importância, como medida significativa da contenção da transmissão. E como ajuda financeira, a criação de auxílios extras, levando em consideração comerciantes com estabelecimentos fechados, trabalhadores que ficaram sem remuneração, desempregados e a população periférica. Somente assim os cidadãos poderiam respeitar o isolamento, sem passar por dificuldades financeiras, ajudando a economia. (Ideias fragmentadas) Para assim garantir a segurança e a saúde de todos. (Muito bem. Apresentou a propsota de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando uma abordagem superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200