Mútua cooperação: sociedade e governo - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 08/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No período absolutista, o filósofo contratualista, Thomas Hobbes, atestou que era benéfico que o Estado retirasse a liberdade do indivíduo para promover um bem maior. Nesse sentido, é possível afirmar que em situações como a pandemia do coronavírus essa tese também apresenta eficácia. Entretanto, mesmo com essa evidente semelhança, os órgãos governamentais não conseguiram adotar argumentos significativos para que a sociedade mantesse isolamento social frente à questão mundial de saúde. Portanto, cabe à sociedade entender a problemática e o governo alterar sua postura. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro ponto, é preciso estabelecer parâmetros para analisar a população. Esse segmento social funciona como um ecossistema, sendo assim as ações de uma pessoa é capaz de afetar toda cadeia, por essa razão esses sujeitos devem compreender a importância de suas façanhas, bem como elas podem afetar positivamente e negativamente (Melhore a apresentação dessa ideia). Por isso, esse grupo deve estar aberto à conscientização acerca da relevância que o afastamento social tem - para manter a si mesmo seguro, frear a disseminação do covid-19, além de associar que essa medida promove o regresso às condições de trabalho existentes da pandemia de maneira mais rápida. Sem a cooperação desse agrupamento será impossível colocar o país novamente nos trilhos tanto na saúde, comércio, economia. (Delimite e explore mais as discussões) 

(Boa estratégia coesiva) Outro fator, são as medidas que o Estado deve adotar para cumprir sua função de órgão regulador. Como citado anteriormente, uma das obrigações da administração absolutista era proporcionar o bem estar-social, paralelamente os governos contemporâneos também têm essa função. Por isso,existe a iminência de educar a população a respeito de um dos meios mais notórios de possibilitar a redução de contágio, isolar-se, que propicia em um futuro próximo inúmeros pontos favoráveis à sociedade - o mais relevante é a diminuição de infectados que proporcionalmente leva a criação de restrições mais brandas que favorece o retorno crescente da economia. (Melhore a apresentação das discussões. Ideias pertinentes)

(Boa estratégia coesiva) Em síntese dos fatos expostos, é imprescindível que ambas as partes adotem medidas para alterar o referido quadro. Para isso, as mídias (Muito bem. Apresentou o agente), por meio de comerciais, devem auxiliar na conscientização, expondo para população a gravidade de seus atos, como também eles quando tomados de maneira correta podem contribuir para minimização da pandemia. Ademais, cabe ao Ministério da Saúde em declarações oficiais educar a respeito do tema isolamento - citando como este pode contribuir para o retorno do crescimento econômico. Assim será possível combater o coronavírus de maneira segura e acelerada.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200