As dificuldades da conscientização do isolamento social em uma crise na economia e na saúde - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 13/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No filme sul-coreano “The Flu” é mostrado um cenário fictício de contaminação em massa devido a uma mutação do vírus Influenza. Ao longo da trama, mesmo com o alerta de necessidade de medidas de prevenção por parte de profissionais da área da saúde, os cidadãos ignoram as recomendações, causando uma epidemia dizimadora. (Faltou abordar a questão econômica) Paralelamente, o Brasil contemporâneo se vê enfrentando os mesmos empasses  impasses acerca da conscientização do isolamento social, devido à falta de apoio das instituições e a falta de consciência coletiva (Muito bem. Apresentou a tese) da população.

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é imprescindível o papel das organizações sociais na conscientização dos habitantes. Na Revolta da Vacina, em 1904, surgiram locais periféricos de péssimas condições sanitárias, devido as reformas no centro do Rio de Janeiro, as favelas. Nesse contexto, foi aplicado a obrigatoriedade da vacina de prevenção à varíola, ignorando as demais dificuldades da população. Similarmente, nos tempos atuais, vemos a negligência governamental por meio da falta de apoio financeiro nas medidas de isolamento, contribuindo para a postura dos brasileiros que, similarmente aos antigos cariocas, não reconhecem as necessidades de seguir as medidas governamentais, dado as suas condições. (Ótimas discussões. Delimite e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de solidariedade também exerce sua parcela de falta de responsabilidade. É afirmado pelo sociólogo Émile Durkheim a importância da consciência coletiva, esta que envolve a tomada de decisões pensando no melhor para o coletivo, pois a sociedade é o resultado das escolhas do grupo. Aplicada essa filosofia na atualidade, é perceptível como, devido a aqueles que optam por ignorar as medidas de prevenção, o país como um todo se afeta negativamente pela contaminação, apresentando a necessidade de normas que promovam com mais eficiência o melhor para o coletivo. (Melhore a abordagem das discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, a partir da problemática supracitada, é mister que o Estado (Muito bem. Apresentou o agente) reconheça à a ineficácia das medidas atuais na conscientização do isolamento social e trabalhe na criação de um projeto de lei, a ser enviado à Câmara dos Deputados, propondo medidas mais rígidas, como a aplicação de multas em caso de frequentação de locais públicos por motivos diferentes de trabalho e necessidades básicas, visando uma maior efetividade na prevenção a contaminação. Sendo complementar a criação de um projeto governamental com a função de bancar parcelas de consumos de necessidades básicas da população carente – como alimentação, energia elétrica e água – minimizando os impactos da crise econômica, transformando o cenário atual de adversidade em algo presente apenas em obras cinematográficas.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200