Atualmente, no Brasil, vivemos um estado de calamidade pública, onde mais e mais pessoas estão perdendo seus empregos e, consequentemente, aglomerando-se em frente das centrais de trabalho. Além disso, muitas subestimam o vírus e não seguem os protocolos emitidos pela Organização Mundial da Saúde, como usar máscara e evitar aglomerações. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Muitas pessoas perderam seus empregos desde o começo da pandemia, o que causou muita pobreza assim que a quarentena se iniciou. Famílias de baixa renda, segundo o G1, que mal tinha o que comer antes mesmo do vírus, agora vivem em um estado desumano, onde fazem apenas uma refeição por dia. Além de ser uma situação grave, é preocupante, pois em meio uma crise econômica, uma pessoa que não possuía muito dinheiro para comer mesmo recebendo um salário antes da pandemia, após ela, piorou ainda mais a situação. (Reestruture as discussões. A abordagem do tema está superficial)
(Melhore a estratégia coesiva) Ainda que exista desempregados, também existe mais e mais aglomerações nas agências bancárias, por conta dos auxílios concedidos do governo para a população. Porém, essas aglomerações não estão sendo respeitadas e muitos cidadães não seguem os protocolos de segurança, o que leva mais pessoas a contraírem o vírus. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério do Trabalho, junto ao Ministério da Economia, (Muito bem. Apresentou o agente) deve propor a abertura de empregos para as famílias mais carentes, por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados. Essa abertura iria ajudar a diminuir a crise e ajudar as famílias que precisam achar um emprego. Além disso, o governo deveria conceder multas àquelas pessoas que não seguem os protocolos de segurança em lugares públicos. Espera-se, com essa ação, a diminuição do desemprego e o aumento na economia, assim como o aumento do isolamento social. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Evite um recorte superficial. Formule a tese. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |