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Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 25/03/2021

Status:

Corrigida
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Lojas de roupa fechadas e mercados abertos, voos cancelados e sistema delivery funcionando, shows cancelados e garis nas ruas. A desigualdade social nunca esteve tão perceptível como agora, o que poderia ser a oportunidade de nos unirmos lutando por um bem maior, nos separou, prejudicamos um ao outro e sem perceber, prejudicamos a nós mesmo. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture as discussões iniciais e formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) Decorrente da pandemia do vírus Covid-19, a quarentena começou, lojas fecharam, escolas passaram para o sistema EAD (Desenvolva a sigla), trabalhadores ficaram sem empregos, crianças ficaram confusas, jovens entraram em depressão, o mundo entrou em caos! (Não compreende a estrutura do texto)

(Boa estratégia coesiva) Contudo, de nada adianta lojas de roupa fecharem, voos e shows serem cancelados, se no mercado que se faz compras quase semanalmente não há distribuição de álcool em gel 70%, se, somente nos mercados maiores há pessoas na entrada conferindo a temperatura de quem entra, de nada adianta se o motoboy e os trabalhadores do Correio estiverem desprotegidos e sem recursos básicos para a não disseminação do vírus, de nada adianta se os garis não estiverem protegidos com máscaras, luvas e o distanciamento social, de nada adianta se somente a pequena porcentagem mais favorecida do Brasil e do mundo estiver cumprindo o isolamento social e outras normas para evitar a contaminação se a grande maioria está desprotegida e nas ruas trabalhando. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) De fato, não são todos os trabalhadores que têm a opção de ficar em isolamento social, como por exemplo, os profissionais da saúde, o sistema de delivery que evita com que haja grande aglomeração de pessoas em mercados e lojas, garis nas ruas que deixam nossa cidade limpa e recolhem nosso lixo e muitos outros que facilitam a não aglomeração. (Reestruture as discussões apresentadas) 

(Boa estratégia coesiva) Todavia, as mesmas devem estar recebendo gratuitamente recursos que evitam de serem contaminados e de espalharem o vírus Covid-19, sem desconto nos seus salários, e serem reconhecidas pela população, enquanto as funções que podem ficar em casa, se isole e se cuide, sem fazer tamanha injustiça com estes outros trabalhadores saindo para festas e viagens sem fins profissionais, causando e intensificando a desigualdade social. (Argumentação limitada)

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Deve haver uma união de interesses, sabendo que todos querem a mesma coisa, que a pandemia acabe e que tudo volte a ser como antigamente, mas para isso acontecer, (Sem vírgula) deve também haver uma união de deveres, quem pode, fique em casa se cuidando, quem não tem essa opção, que se cuide da mesma maneira e que o governo disponibilize para estes recursos que possibilitem a não disseminação do vírus Covid-19. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200