Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS: “o isolamento social equaciona medida preventiva categorizada de modo a permitir conscientização individual da saúde”. Essa afirmativa define uma realidade social desequilibrada pela pandemia da Covid-19 e conflitos econômicos enfrentados pelos países. No entanto, desenvolver consciência coletiva acerca do isolamento social vai além de crises financeiras porque responde um debate de que há privilégios socioeconômicos em detrimento de uma demanda mais pobre. Então, problemáticas envolvendo desigualdades sociais responsabilizadas por gestões governamentais deficitárias, bem como uma construção cultural de irresponsabilidade social impedem protocooperação cívica e harmonização da cidadania. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Nesse parâmetro, infere-se dimensionar uma relação de impasse social num contexto de crise econômica e de medida isolativa da comunidade. Isto posto, a necessidade de instruir o indivíduo a respeito dessas conjunturas não é fácil, pois carece de informação, diálogo e políticas públicas eficientes, tais como: educação qualitativa, acesso à internet, moradia, incentivo financeiro e empregabilidade digna. No entanto, quando apenas os descasos sociais são aparentes e a falta de oportunidade impera, resta apenas buscar pela sobrevivência e trabalho informal, (As discussões precisam ser mais exploradas)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, de forma análoga, quando um aluno não presta atenção à aula (Vírgula) a professora conversa, dialoga de forma a esclarecer o problema desse desinteresse e, depois, o incentiva, seja dizendo a importância de estudar, seja explicando os benefícios do conhecimento para vida. Assim deve ser a sociedade brasileira, justaposta na informatividade e num sistema de instituições sociais – escola, Poder Judiciário, força policial e outros, efetivas e enquadradas qualitativamente. E como finaliza o filósofo inglês Jhon Locke: “as ações de uma pessoa são os melhores porta-vozes de seus pensamentos”. (Delimite e explore as discussões com produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Com base nessas considerações, nota-se uma conscientização embasada num cenário de crise econômica e de agravos sociais. Desse ponto, resoluções são imprescindíveis para resolver o impasse. Cabe ao Ministério da Justiça – agente responsável pelo equacionamento jurídico e de qualidade ético-social no desenvolvimento da cidadania; (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) propor, por intermédio de parcerias midiáticas (comerciais televisivos, propagandas em redes sociais e outdoors) informação acerca da importância do isolamento social e do reflexo deste nas finanças dos países. Isso contribui para estabelecer clareza e instrução à população. Além de permitir que municípios estabeleçam subsídios financeiros as demandas mais pobres do país e, dessa forma, configure um pais mais consciente e democraticamente correto.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto foram pouco exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |