Isolamento social 111 - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 02/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A pandemia do coronavírus provocou mudanças radicais no modo de vida das pessoas no mundo inteiro. Nesse contexto, o isolamento social é uma medida importantíssima para evitar a disseminação do vírus. No entanto, não tem conseguido atingir os níveis de adesão desejados, visto que, além de tudo, os países, em especial o Brasil, passa por uma grave crise econômica. (Formule a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, tem-se que o distanciamento social consiste em diversas ações de afastamento interpessoal, como guardar distância de um metro entre um indivíduo e outro, fechamento de locais com grande circulação de pessoas, como shoppings e restaurantes, entre outras. Diante disso, o não cumprimento de tais medidas de segurança acarreta consequências negativas que contribuem para o agravamento da crise. Algumas delas são: o aumento do número de infecções; o colapso no sistema de saúde, com esgotamento de leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs); o que leva a um aumento no número de mortes, que, por sua vez, impacta negativamente na economia. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Nessa lógica, observa-se que a pandemia gerou uma crise econômica com fatores que a agravam exponencialmente e se retroalimentam. Assim, o fechamento de empresas, por conta da queda nas vendas, causa o desemprego; e o desemprego, por deixar a população sem seu sustento, causa queda nas vendas, gerando o fechamento de empresas (Melhore a construção dessa ideia). Cita-se, também, a elevação nos preços de bens de consumo, principalmente os de alimentação e higiene básicas, tendo em vista a desvalorização do Real. Assim, para que o isolamento social se dê de forma satisfatória, é imprescindível que as pessoas tenham condições financeiras de se manterem em casa. Do contrário, se o indivíduo perder o emprego, ele precisará encontrar formas de sobreviver, e tais alternativas levam a ter mais pessoas nas ruas espalhando o vírus. (Delimite as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Por fim, é necessário um esforço por parte do Poder Público para estimular as pessoas a cumprir o distanciamento social. Para que isso possa se dar de maneira efetiva, portanto, o Estado (Muito bem. Apresentou o agente) deve investir em incentivos a empresas para que implementem o trabalho remoto, evitando que a população precise sair de casa. Além disso, o estabelecimento de uma renda básica para pessoas que necessitem, como o Auxílio Emergencial, faz com que as pessoas tenham condições de sobreviver e se manterem isoladas, mesmo após perder o emprego. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200