REDAÇÃO - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 23/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A crise econômica não é uma invenção atual: o governo de JK (Vírgula) de 50 anos em 5 anos, é um exemplo do desenvolvimento socioeconômico no Brasil, esse adiantamento econômico trouxe inúmeras consequências para a sociedade. De tal modo que, atualmente (Vírgula) diante da pandemia de covid-19, houve um grande impacto na economia do país. Nesse âmbito, fica evidente que o cenário nefasto ocorre em razão não só da desigualdade social, mas também da educação deficitária. (Melhore a contextualização do tema. Fale sobre o isolamento social)

(Boa estratégia coesiva) Sob essa perspectiva convém enfatizar que a desigualdade social está entre as principais causas do revés. Nesse sentido, de acordo com o Gini-órgão que classifica o grau de desigualdade no país-, afirma que o Brasil está entre as dez nações mais desiguais do mundo. A economia do território brasileiro foi devastada, o setor do turismo foi onde ocorreu o maior desastre, visto que dentro do isolamento social não estão incluso o lazer, por meio de viagens, cinemas, atrações musicais e etc., e seguindo essa linhagem o número de desempregados subiu gradativamente. (Delimite e explore mais as discussões) 

(Boa estratégia coesiva) Cabe destacar, ainda, que a educação deficitária também contribui negativamente para a persistência do impasse. No livro "Eu sou malala" conta a história de uma menina que não podia ir à escola, mas nunca desistiu do seu desejo de estudar.Sabe-se que a educação é uma das áreas mais importante da construção do ser humano, é necessário saber o que é certo e errado para convivermos melhor, além disso o respeito com o próximo. (Reestruture as discussões apresentadas) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para a resolução do impasse com o fito de amenizar a questão. Dessa forma, cabe ao Ministério da Economia-órgão responsável pelo sistema econômico brasileiro-, (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) por meio de medidas restritivas menos rigorosas, promover o retorno do crescimento econômico. Assim, o intuito de tal ação é uma redução na taxa de desemprego e melhorias na educação. Feito isso, o cenário será atenuado. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade, pois a abordagem do tema está superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200