A crise econômica não é uma invenção atual: o governo de JK (Vírgula) de 50 anos em 5 anos, é um exemplo do desenvolvimento socioeconômico no Brasil, esse adiantamento econômico trouxe inúmeras consequências para a sociedade. De tal modo que, atualmente (Vírgula) diante da pandemia de covid-19, houve um grande impacto na economia do país. Nesse âmbito, fica evidente que o cenário nefasto ocorre em razão não só da desigualdade social, mas também da educação deficitária. (Melhore a contextualização do tema. Fale sobre o isolamento social)
(Boa estratégia coesiva) Sob essa perspectiva convém enfatizar que a desigualdade social está entre as principais causas do revés. Nesse sentido, de acordo com o Gini-órgão que classifica o grau de desigualdade no país-, afirma que o Brasil está entre as dez nações mais desiguais do mundo. A economia do território brasileiro foi devastada, o setor do turismo foi onde ocorreu o maior desastre, visto que dentro do isolamento social não estão incluso o lazer, por meio de viagens, cinemas, atrações musicais e etc., e seguindo essa linhagem o número de desempregados subiu gradativamente. (Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Cabe destacar, ainda, que a educação deficitária também contribui negativamente para a persistência do impasse. No livro "Eu sou malala" conta a história de uma menina que não podia ir à escola, mas nunca desistiu do seu desejo de estudar.Sabe-se que a educação é uma das áreas mais importante da construção do ser humano, é necessário saber o que é certo e errado para convivermos melhor, além disso o respeito com o próximo. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para a resolução do impasse com o fito de amenizar a questão. Dessa forma, cabe ao Ministério da Economia-órgão responsável pelo sistema econômico brasileiro-, (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) por meio de medidas restritivas menos rigorosas, promover o retorno do crescimento econômico. Assim, o intuito de tal ação é uma redução na taxa de desemprego e melhorias na educação. Feito isso, o cenário será atenuado. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade, pois a abordagem do tema está superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |