Consciência da população - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 07/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) as medidas de isolamento social são as mais eficazes para evitar que o coronavírus continue se propagando pelo Brasil, elas (Vírgula) no entanto, não são levadas a sério pelos cidadãos e continuam sendo descumpridas, expondo uma gigantesca calamidade que assola o país atualmente. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é importante ressaltar que o mundo como está hoje, (Sem vírgula) é resultado de 1 ano de imprudência das pessoas (Vírgula) e nesse período diversas atitudes foram tomadas para tentar fazer com que esse mal não chegasse a proporção em que está hoje. Inicialmente seriam apenas 15 dias de isolamento, como recomendado pelo Ministério da Saúde, mas por conta da irresponsabilidade das pessoas descumprindo o distanciamento social, o caos se instalou por completo e o número de casos continuou aumentando progressivamente. (Abordagem superficial. Delimite e explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Visto que o contágio pela doença se tornou maior, os estados aderiram ao “lockdown” como a melhor alternativa para tentar conter a propagação do vírus. Por consequência, muitos comércios e estabelecimentos fecharam suas portas para atender essa demanda, assim perdendo possivelmente a sua única fonte de renda. Mas, é importante lembrar que ao longo de todo esse ano muitos fecharam as portas definitivamente e se afundaram em dívidas profundas em decorrência disso. (Argumentação expositiva)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, é notório que se as medidas fossem acatadas desde o início pela população essa grave crise econômica poderia ter sido evitada. Assim, o governo deveria implementar medidas (Muito bem. Apresentou o agente) mais rígidas, como exemplo, impedir que veículos de passeio circulem pelas estradas durante os fins de semana, os ônibus comecem a circular pelas cidades com um número reduzido de pessoas, respeitando o distanciamento social e colocar mais policiais vigiando as ruas para evitar a circulação e aglomeração de um grande número de pessoas, além de que os cidadãos comecem a conscientizar os outros sobre a importância de se prevenir do contágio e de proteger seus amigos e familiares, para que o país consiga sair dessa grave crise. (A proposta está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200