[Sem título] - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 20/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo o filósofo e pensador chinês, Confúcio, para prever o futuro se deve estudar o passado. A crise econômica e sanitária da Covid-19 que vem sendo um desafio para humanidade nos dias atuais de certa forma assemelha-se ao maior colapso econômico do século XX, a Grande Depressão de 1929. Embora seus motivos tenham sido distintos, a economia foi afetada de forma semelhante, pois em ambos contextos a produção global decaiu radicalmente, assim resultando diversas crises no setor econômico. É um grande absurdo indivíduos que vivem em situação de vulnerabilidade social perderem seus empregos sem previsão de retorno enquanto seus patrões continuam desfrutando de seu capital ilimitadamente. (Melhore a construção das discussões e formule a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Antes de tudo, é de conhecimento geral que o desemprego é um problema recorrente no Brasil, mas com o estopim da pandemia o número de cidadãos desempregados aumentou de forma drástica. O auxílio emergencial (Vírgula) que em tese deveria resgatar a população da crise, infelizmente não cumpriu com seu objetivo. Segundo Aristóteles, o papel da política é manter o bem-estar social, entretanto isso não condiz com nossa realidade mesmo diante de uma pandemia que vem fazendo milhares de vítimas diariamente. (Argumentação limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) Se o Estado fornecesse o devido apoio financeiro e sanitário à população, a dificuldade que está sendo enfrentada poderia ser contida e consequentemente a conjuntura social apresentaria grande melhora e assim a população poderia voltar às suas atividades cotidianas e comerciais com antecedência. Cabe também aos brasileiros exercerem sua cidadania e exigirem suas devidas melhorias e seus direitos como cidadão como consta na Declaração Universal dos Direitos Humanos. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade) 

(Melhore a estratégia coesiva) Contudo, de acordo com as problemáticas apresentadas, cabe ao Ministério Da Saúde (Muito bem. Apresentou o agente) tomar atitudes mais rigorosas em relação às restrições contra o vírus para impedir que o contágio continue se propagando e oferecer também um suporte digno aos brasileiros por meio de verbas governamentais e discursos de conscientização transmitidos pela mídia e outros meios de comunicação. (Ideias fragmentadas) Pois, nas palavras do ex-presidente da República, Michel Temer, “a economia pode ser retomada mas a vida não volta''.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200