O isolamento social, (Sem vírgula) foi uma medida tomada pelos governos de todo o mundo, tendo em vista, (Sem vírgula) controlar a proliferação do coronavírus. Toda via Todavia, tornou-se um desafio conviver em isolamento devido seu impacto a economia, uma vez que os comércios e serviços não essenciais foram proibidos de exercer suas funções, reduzindo abruptamente o faturamento das empresas. Diante desse contexto, é essencial que o isolamento seja visto como uma ação a favor da vida, por razões como, (Sem vírgula) benefício à saúde pública e a adaptação de novos hábitos econômicos. (Formule a tese com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) A princípio, é importante comentar que o isolamento social se faz necessário devido a incapacidade dos sistemas de saúde, público e privado, em acolher todos os potenciais infectados. Dessa forma, a exposição sem restrições dos indivíduos ao coronavírus pode fazer o sistema de saúde entrar em colapso. Além disso, diante nocividade do vírus, estar em casa, no conforto e em segurança, deve ser vindo como uma dádiva (Evite esse tipo de construção). Isso em contraposto a situação dos moradores de rua, que já vivem tantos outros riscos, acrescentaram a lista esse inimigo invisível, o coronavírus. (Ideias fragmentadas) Pois não possuem espaços para higiene adequada e nem meios para evitar aglomerações, isso sem levar em consideração, (Sem vírgula) a falta de recursos para evitar a saúde débil. Logo, o isolamento social está em defesa da vida. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é importante perceber que a economia, assim como outros aspectos sociais, passou por transformações em busca pela inovação. Isso, porque, surgiram novas formas de comercializar, como por exemplo, o “E-commerce”, ou seja, comércio eletrônico ou venda não-presencial. A título de relato, a revista Veja, publicou recentemente que a Amazon, rede de varejo especializada em vendas virtuais, lucrou 6,3 bilhões e acrescentou a sua empresa 400 mil novos empregos no ano de 2020, em detrimento de outras empresas que não souberam se ressignificar em tempos de crise. Logo, estar atento ao mercado e as necessidades do público deve ser visto como uma nova maneira de lucrar em tempos de pandemia. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) A par das considerações feitas, cabe refletir sobre iniciativas que podem ser tomadas para conscientizar a população quanto a necessidade do isolamento social, apesar da crise econômica. Para tanto, os cidadãos precisam ter um novo olhar sobre essa discussão, desse modo, os meios de comunicação e informação (Muito bem. Apresentou o agente) devem instruir a população brasileira. (Ideias fragmentadas) Uma vez que essa é a melhor forma de tornar a população prevenida dos malefícios do vírus, que ultrapassam déficits financeiros. Isso pode ser feito por meio de reportagens com profissionais especializados no assunto. Ações assim teriam por efeito uma nova perspectiva sobre o tema, e os cidadãos sentir-se-ão representados.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |