Conscientização da população em isolamento social no meio de uma crise econômica. - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 01/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O isolamento social é uma medida que os países adotaram para tentar conter a propagação do Covid-19. Exceto que no Brasil isso se tornou um desafio (Vírgula) levando em consideração os aspectos econômicos do país que muitos empresários alegam, e, também, as grandes dificuldades que muitos trabalhadores enfrentam, como desemprego, que é uma consequência da falta de amparo do governo para que o isolamento seja possível, e que é um problema que está presente na sociedade brasileira muito antes da pandemia. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Melhore a estratégias coesivas) Um estudo realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, com base em dados de 104 municípios paulistas para o período de março a junho de 2020, projeta que a implantação de isolamento social mais severo em uma cidade gera efeito positivo no número de casos e mortes por Covid-19, mas não causaria resultado econômico pior se comparado a outra que adotou medidas menos rígidas. A pesquisa publicada também diz que o isolamento social é mais eficiente para reduzir casos e mortes quando ocorre de forma regionalizada. Acaba então perdendo a eficácia se um município adere a medida com rigor, mas as cidades vizinhas não. (Deixe o seu ponto de vista evidente)

(Melhore a estratégias coesivas) Poucos setores da economia sofreram tanto com a pandemia quanto o do turismo. Aviões no solo, ônibus nas garagens, hotéis fechados, atrações turísticas canceladas, pacotes suspensos foram as marcas de 2020. Na Braztoa, Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, as vendas caíram mais de 50% em relação aos R$ 19 bilhões apurados em 2019. A perda de empregos no setor é estimada em 1 milhão de vagas -incluindo funcionários diretos e indiretos (de outras empresas que prestam serviços relacionados à atividade). (Delimite e explore mais as discussões)

(Melhore a estratégias coesivas) A eclosão da pandemia do coronavírus nos primeiros meses de 2020 levou especialistas a traçar dois prognósticos sombrios: o mundo viveria uma catástrofe humanitária e um colapso econômico. Ambas as expectativas se confirmaram. Desde o início da crise, mais de 2,5 milhões de mortes foram registradas até sexta-feira (26), segundo a Universidade Johns Hopkins. A projeção mais recente do Banco Mundial indica uma queda de 4,3% no PIB (Produto Interno Bruto) global no ano passado. O resultado só não é pior do que os computados durante as duas guerras mundiais e a Grande Depressão, entre 1930 e 1932. (Abordagem superficial do tema)

(Boa estratégias coesivas) Portanto é possível chegar a conclusão que o isolamento feito de forma regionalizada, (Sem vírgula) não afeta tanto a economia, ao contrário de um isolamento no município que além de afetar a economia, não é eficaz com os casos e mortes. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200