As pandemias são conhecidas como epidemias que se esparzem rapidamente por variados países e afetam uma grande quantidade de indivíduos. Deste modo, as pandemias geram consequências em nível micro e macro sistêmico determinando regras em mudanças de hábitos sociais, e mobilização de variadas naturezas. Assim (Vírgula) de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o surto da COVIDE-19 Covid-19 iniciou-se na China em dezembro de 2019, e desde então está se alastrando por diversos locais. (Reestruture as discussões iniciais. Formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) A princípio, no que se refere a aspectos sociais, o Ministério da Saúde lançou uma variedade de recomendações para sociedade (Vírgula) a fim de informá-las quanto as relativas de transmissão, prevenção e procedimentos e caso de contágio da doença. Uma das principais consequências é o distanciamento social e o isolamento como medida de prevenção. (Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Em decorrência, decretos são lançados como medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, nele inclui suspensão de aulas, determinação de horários de serviços essenciais e não essenciais e medidas específicas para que os serviços essenciais atendam a população. (Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Posteriormente, observam-se com o isolamento social como medidas protetivas, existem resultados negativos como como doenças psicológicas, estresses ocorridos devido perdas financeiras, momento de recessão econômica, pobreza e desemprego. (Abordagem limitada do tema)
(Boa estratégia coesiva) Logo, o distanciamento social é de grande valia, pois devido ao contágio de transmissão, diminuiria os números de contaminados, porém a população deve conscientizar e fazer sua parte, não precisa parar o mundo para controle de contaminação (Vírgula) e sim ter o amadurecimento suficiente das pessoas sobre os cuidados respeito ao próximo e responsabilidade. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |