É indubitável que o isolamento social cria aspectos positivos no combate ao covid-19, no entanto a maior parte da população infectada são pessoas com dificuldades financeiras, moradoras de periferias e sem educação de qualidade (Melhore a construção dessa ideia), o que evidencia a desigualdade social. Para promover a conscientização do isolamento social de tais pessoas é necessário um auxílio financeiro contínuo, e em seguida argumentar (com campanhas) o risco que essa gente está se expondo ao ir trabalhar e enfrentar transportes públicos lotados. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com mais clareza)
(Melhore a estratégia coesiva) Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, é nas favelas onde ocorre o maior número de contágios e mortes pelo coronavírus. Os problemas nas comunidades periféricas são antigos, e é fato que o manejo incorreto de investimentos governamentais implica em: falta de compreensão do coletivo na atual situação, desigualdade social e descumprimento do distanciamento social. A desobediência das medidas de seguranças impostas pelo Ministério da saúde, muitas vezes (Vírgula) são quebradas pela necessidade de trabalho e remuneração. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Para promoção do isolamento social a estes moradores de periferia na atual crise econômica é necessário um auxílio financeiro do governo ou cestas básicas de alimentação e produtos de limpeza, esta ajuda deve ser contínua enquanto perdurar a pandemia, desta maneira evita-se o contágio no ambiente de trabalho e em transportes públicos lotados. Logo após a sustentação das necessidades básicas pelo governo, torna-se possível o período de reclusão, e compreensão da atual situação. (As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas)
(Melhore a estratégia coesiva) Tal que para a disseminação e cumprimento das medidas de segurança em plena crise econômica, é necessário: além do benefício, múltiplas campanhas que compartilhem a verdade e a evolução da medicina no combate a pandemia, produzidas pelo Ministério da Saúde e reproduzidas em redes sociais, telejornais e rádios; além de combater as diversas “facknews” que são criadas e compartilhadas diariamente. (A proposta de intervenção está incompleta. Reestruture)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |