pandemia - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 07/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

“A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação”. A afirmação atribuída ao dramaturgo irlandês Oscar Wilde pode ser facilmente aplicada a falta de conscientização da população sobre o isolamento social, já que é justamente a falta de incômodo social diante dessa vicissitude que a consolida como um regresso para a nação como um todo. Em uma pandemia de escala internacional, vê-se descaço das medidas de saúde tomadas para que aja menores impactos econômicos e socias como um dos fatores para essa problemática. Dado as circunstâncias vê-se a configuração de um problema que emerge devido ao descaço governamental e a falta de consenso social. (Ideias fragmentadas) Que precisa ser revertida de forma eficaz. (Excelente parágrafo de introdução)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, um governo que não promove um progresso coletivo contribui para o declínio de uma nação ou sociedade. As leis que adotam a medida de isolamento social como essencial para diminuição de impactos relacionados a pandemias, tem sido violada frequentemente por meio de bailes funks e festinhas que aumentam as chances de contaminação do vírus covid-19. Em meio a esse ponto de vista, vê-se um governo que tem como pauta a priorização da economia ao invés de colocar as vidas humanas a serem priorizadas. Casos como filas e aglomerações enormes para recebimento de auxilio emergencial se tornaram imagens rotineiras nessa crise pandêmica, que dificulta a resolução do problema. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Em paralelo, outra causa consolidação da problemática e a falta de consenso social, que expõem uma sociedade mal instruída sobre medidas de saúde para diminuição de impactos do vírus que já matou mais de 100 mil pessoas no Brasil. Situações como a de Manaus que houve falta de oxigênio, falta leitos e pessoas que são obrigados a entrarem em ônibus lotados para chegar ao trabalho, por não terem opção. (Ideias fragmentadas) Mostram que na percepção dos estados de Émile Durkheim, sociólogo francês, abrangem-se duas divisões: "normal e patológico". Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que um ambiente patológico, em crise, rompe com o seu desenvolvimento, visto que um sistema desigual não favorece o progresso coletivo. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto a importância do isolamento social para preservação da economia e da vida. Para isso e necessário que o Estado promova (Muito bem. Apresentou o agente) campanhas de incentivo ao uso de medidas de saúde adotadas pela OMS (Desenvolva a sigla), usando o meio digital (o com maior alcance atual) como vinculador da propagação dessa campanha. Esses eventos que ocorrem por meio de publicações que trarão vídeo-relatos de pessoas que já estiveram a covid-19, mostrando como esse vírus pode prejudicar a saúde alguém, e que sem o isolamento social e as medidas de saúde não teremos bons resultados tanto economicamente quanto socialmente. Só assim teremos uma nação estável em tempos de pandemia.

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200