Juntos - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 15/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Faz um ano que a única coisa que cresce no Brasil é o número de mortos. Desemprego, inflação, desigualdade, crise política, econômica e na saúde. E o governo onde está? A pandemia do corona vírus coronavírus parou o mundo. Mas foi aqui que fez morada. Os outros países levaram esse problema muito a sério, com medidas de prevenção e combate. Por aqui, o presidente desdenhou do problema que virou uma grande bola de neve descendo uma ladeira e pegando velocidade (Evite esse tipo de construção). Essa situação poderia estar estabilizada e as pessoas tendo uma vida quase normal? Sim, poderia esse país está hoje como Wuhan na China que a há um ano não tem uma morte por covid. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) A China cometeu erros? Sim, no começo ela tentou negar a gravidade do problema (Evite esse tipo de construção). Mas depois se redimiu e compartilhou com o mundo tudo o que sabia, com informação, medidas preventivas e equipamentos de combate a doença que não tem remédio nem cura e deixa sequelas graves quando não mata. A Itália, A Espanha, A Inglaterra e os Estados Unidos no começo também ignoraram a pandemia por causa da economia, e pagaram bem caro com muitas vidas perdidas. Infelizmente o Brasil ignora até hoje. O ex – ministro Henrique Maneta tentou implantar um excelente plano no combate a pandemia, mas por causa da bendita economia (Evite esse tipo de construção) logo foi dispensado e o país se transformou em uma tragédia anunciada. (Reestruture as discussões)

(Melhore a estratégia coesiva) Já está mais que provado que pandemia e economia não caminham juntos nem na mesma direção. Mas para a economia voltar a crescer é de extrema urgência que se resolva o problema da pandemia. Hoje já há uma vacina e que mais uma vez o governo federal se nega a aceitar a eficácia da medida. Pessoas ignorantes imitando o presidente fazendo aglomeração e não usando máscaras. E infelizmente o país a cada dia se torna uma ameaça ao mundo. Nem um país civilizado que ouvir falar de Brasil nem de brasileiros. (Problemas na construção de sentido. Reestruture as discussões)

(Melhore a estratégia coesiva) É muito complicado resolver essa equação onde quem deveria dar o exemplo sabota todas as tentativas da ciência, medicina e especialistas gabaritados para curar o país dessa epidemia geopolítica. Solução tem, basta o governo tirar a venda dos olhos e a pedra do coração. E os cidadãos brasileiros ficarem em casa, usar máscara, não fazer aglomeração e se vacinar. A vacina cura a doença, a economia e a natureza. Campanhas 24 horas por dia na TV, na rádio, na internet, nos jornais e todo lugar. A guerra é desigual, o inimigo invisível e poderoso. Só todos juntos poderão vencer essa guerra. Não precisa ser amigo, mas precisa ser aliado.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200