Um verdadeiro caos. Essa é a definição das tentativas do Estado de gerenciar e conscientizar a população sobre a pandemia. A economia é um dos fatores que afligem os brasileiros desde o início do isolamento social, a renda de muitos comércios e estabelecimentos depende exclusivamente da circulação de pessoas, mas, como manter sua rotina seguindo normalmente tendo em vista que o isolamento é tão necessário? (Melhore a contextualização do tema. Discussões pertinentes)
(Melhore a estratégia coesiva) Para resolver tais questões o governo criou medidas como a criação do “Auxílio emergencial” e buscou formas de impedir o aumento do desemprego incentivando o home office. Entretanto, sem um bom planejamento, o auxílio emergencial que seria de ajuda principalmente para trabalhadores informais e mães solteiras, foi alvo de golpes e levou milhares de pessoas a intermináveis filas de bancos em meio à pandemia. O desemprego só vem aumentando e grandes transnacionais como a Ford fecharam suas portas deixando centenas de desempregados. (Argumentação expositiva)
(Melhore a estratégia coesiva) Deixando livre a escolha de tomada de decisões para governadores e prefeitos, o Estado falha também na hora de validar resultados promissores acerca do isolamento. Sem uma estratégia concreta para todo o país, a população fica confusa e o isolamento não supre as expectativas. Quanto mais tempo a pandemia durar, mais tempo a economia será gravemente afetada. A medida mais efetiva no momento é o isolamento, que deve ser respeitado ao máximo. (Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) O governo deve se responsabilizar pela criação de um plano de ação do combate ao COVID-19, onde seja pensado em formas de ajudar todas as pessoas que são afetadas de alguma forma pela pandemia, sem deslegitimar a eficácia do isolamento social e, que esse em questão, seja imposto para todo o país de forma a acalentar o melhor resultado pensando tanto em salvar vidas quanto em poder voltar gradativamente para a normalidade o mais rápido possível. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
A abordagem do tema está superficial. Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |