Com a advinda (Melhore a construção dessa ideia) do capitalismo a desigualdade social e econômica acentuou-se no Brasil. Nesse contexto, é possível destacar a impariedade existente no cenário atual de pandemia, onde a população pobre entra em um dilema: isolamento social ou subsistência?. (Sem ponto final) Isso é preocupante em pleno século XXI. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) A princípio, é possível analisar que o isolamento social é cientificamente comprovado ser eficaz no combate a pandemia do novo coronavírus. Contudo, o turismo, por exemplo, foi um dos setores mais prejudicados com essa medida. Desse modo, isso contribuiu para o agravamento da crise econômica no país, fazendo com que a parcela mais vulnerável da população ficasse à mercê do vírus e da miséria. (Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é possível observar que a instabilidade política, a inflação, a recessão, entre outros fatores foram também responsáveis pela crise econômica. Nesse sentido, percebe-se que a dispariedade que existe entre a população influencia na maneira com que que as pessoas lidam com o isolamento social. Dessa maneira, constata-se que não existe estratégia que dê certo sem políticas públicas que a englobe. (Explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são imprescindíveis para mitigar essa problemática. Logo, cabe ao governo federal aumentar (Muito bem. Apresentou o agente) a tributação sobre os mais ricos por meio da criação do "Imposto sobre grandes fortunas", afim a fim de arrecadar recursos que possam ser usados para auxiliar pessoas em vulnerabilidade econômica. Ademais, é imprescindível dar continuidade em programas como o auxílio emergencial para que assim o trabalhador sem carteira assinada possa sobreviver respeitando o isolamento social e sem ter que passar fome para isso. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |