Adesão ao isolamento social em meio a crise econômica - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 16/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O romance ´´Ensaio Sobre a Cegueira``, escrito por José Saramago, retrata o surgimento do ´´mal branco``, uma espécie de cegueira altamente transmissível. Ao longo da trama, os contaminados, assim como aqueles com quem tiveram contato recente, são isolados em um hospício. Logo, entretanto, todos estão infectados, exceto uma mulher. Egoísmo, escassez de provisões e discórdia fazem-se presentes no decorrer da narrativa. Fica claro que a realidade apresentada na obra relaciona-se ao cenário atual: o mundo está enfrentando a pandemia do novo coronavírus, acompanhada de uma crise econômica, e a medida profilática mais eficaz, na ausência de vacina, é o isolamento social. (Formule a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, vale destacar que a sociedade contemporânea é caracterizada pela solidariedade orgânica. Segundo Émile Durkheim, pai da Sociologia Moderna, o individualismo hodierno, decorrente do sistema capitalista vigente, tem como consequência a redução da consciência coletiva, característica de sociedades primitivas, em que predominava-se predominava o auxílio mútuo em prol da comunidade. Assim, hoje há uma maior objeção a empenhos de vantagens comuns, como o isolamento social. Sendo necessária, portanto, a adoção de ferramentas conscientizantes diversas, que provem que as recompensas não são apenas de caráter coletivo (Vírgula) mas também individual, para a obtenção de engajamento. (Delimtie e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, o negacionismo científico, tão cotidiano, é um forte empecilho na conscientização popular. Na Alegoria da Caverna, escrita por Platão, os prisioneiros, vivendo na penumbra, mostram-se relutantes a aceitar a realidade retratada pelo cativo liberto, preferindo acreditar que o mundo limita-se à caverna onde sempre viveram. Paralelamente, o povo, alienado por fake news e discursos de políticos que menosprezam a ciência, encontra-se imune às tentativas de conscientização. Logo, para convencê-lo da importância da quarentena, faz-se necessário muni-lo de informação. (Cuidado com uma abordagem tangencial)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é mister que os veículos midiáticos chequem a veracidade dos conteúdos por eles transmitidos, garantindo autêntico esclarecimento a seus telespectadores, assim como discorram sobre os artifícios usados na disseminação das fake news, estimulando-os a serem mais analíticos. Urge também que os líderes políticos portem-se adequadamente ao cargo ocupado, agindo de forma exemplar. Assim, as ferramentas conscientizantes já adotadas, como palestras, distribuição de panfletos e mensagens propagadas por alto-falantes, intensificadas, surtirão efeito, já que houve a remoção dos ´´antolhos`` que impediam a adesão a novas perspectivas. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Cuidado com uma abordagem tangencial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200