A conscientização pode ser definida como um efeito inconsciente na mente dos indivíduos que gere a ciência de quanto algo é importante. No entanto, nos tempos atuais esse debate tão importante se tornou centro das discussões entre as esferas da sociedade, sendo algo importante tanto para os tempos convencionais, tanto para tempos difíceis como os de pandemia. Sendo assim, é indiscutível uma conscientização geral sobre o isolamento social na atual crise de saúde por parte das pessoas e as discussões sobre as desigualdades sociais. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiro, em 2020 o mundo foi surpreendido com uma nova pandemia que afetou a todos, sendo diretamente ou até indiretamente (Melhore a construção dessa ideia). O novo coronavírus exigiu que populações inteiras fossem isoladas, afim a fim de se ter a diminuição no quadro casos de contaminados. Entretanto, na contra mão contramão do que fez países desenvolvidos para conter melhor o vírus, o Brasil, por ser um país subdesenvolvido e de economia muito dependente de setores como o comércio, não aderiu completamente ao isolamento, deixando de fazer até estratégias mais rígidas para conter a doença, como o lockdown para evitar dificuldades futuras na economia. (Ideias fragmentadas) O que acabou resultado no segundo lugar entre os casos, superando até o país onde surgiu a tal doença, a China. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo)
(Boa estratégia coesiva) Segundo, as marcas deixadas pela pandemia no Brasil revelou de forma mais explícita uma das lacunas mais lamentáveis da sociedade brasileira: a suas desigualdades sociais. Apesar do auxílio adotado pelo governo brasileiro para ajudar as famílias mais carentes na pandemia, o país ainda é o nono mais desigual do mundo, segundo o Instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE). Tudo isso torna a missão de conscientizar a população acerca desse isolamento voluntário mais desafiadora no cenário vivido pela sociedade nacional. (Delimite e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Para concluir, o governo, em parceria com as demais entidades estaduais e municipais, (Muito bem. Apresentou o agente) deve promover uma maior conscientização sobre a pandemia para a população, por meios como dados estatísticos para tal fim. (Ideias fragmentadas) Para que haja resultados mais positivos a respeito do número de infectados por tal doença. Assim, é possível tentar aliviar esse quadro. (A proposta de intervenção está incompleta)
I
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |