Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica. - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 14/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Atualmente, o isolamento social é um desafio que atinge a sociedade brasileira. A sua implantação tem como finalidade a diminuição da contaminação do coronavírus, causando impactos positivos e negativos nos indivíduos. Ao analisar os fatos, nota-se que seus impactos negativos gerados têm direta relação com a economia e, consequentemente, com uma das maiores barreiras enfrentadas atualmente: o desemprego. O fechamento de comércios e serviços não essenciais são fatores contribuintes para a crise econômica atual, fazendo com que os sentimentos de tristeza, desespero, estresse e inquietude tomassem conta da população. A conscientização em relação ao isolamento social pode parecer difícil dada a situação atual, porém não impossível. (Faltou formular a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) O distanciamento social vem sendo encarado como um empecilho para a sociedade, e nada além disso. Entretanto, este não deve ser considerado uma escolha para a sociedade, e sim uma responsabilidade. Durante a Segunda Guerra Mundial, as propagandas de televisão possuíram grande importância no incentivo a população para a contribuição na guerra. Fazendo um paralelo com a atualidade, percebe-se que os meios de comunicação são ferramentas consideráveis para a conscientização da população devido a sua grande influência. Para a dissolução desse pensamento prevalecido em relação ao isolamento, o uso destes meios como forma de conscientização é essencial para alcançar o coletivo. (Reestruture as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é de fundamental importância o posicionamento do governo e suas ações durante a pandemia. Estudos apontam que a confiança no governo é um fator essencial para a admissão do isolamento social pela sociedade. Desta maneira, o governo precisa ser o modelo para a população, usando sua voz para alertar sobre as medidas de prevenção. Outrossim, o investimento do governo em políticas públicas que procuram auxiliar os cidadãos em meio a crise econômica durante a pandemia também são meios importantes para a conscientização. Nota-se o uso desse meio na Alemanha, através do pagamento de uma licença extra para os pais que enfrentam dificuldades em conciliar o trabalho com as responsabilidades da educação em casa. (Reestruture as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, conclui-se que tais medidas são caminhos cruciais para a conscientização da população durante a pandemia. Para uma intervenção, o Poder Legislativo - responsável pela criação das políticas públicas - (Muito bem. Apresentou e fez detalhamento do agente) deve implementar programas que possam auxiliar a população na crise econômica, as quais devem ser democráticas e, principalmente, possam ajudar as grandes e pequenas empresas. Além disso, as mídias sociais, como difusoras de conhecimento e informação, podem promover a conscientização sobre o isolamento social, consequentemente estimulando as pessoas a aderirem as medidas de segurança. Somente com o apoio dos meios de comunicação e do governo, a conscientização em relação ao isolamento social deixará de ser uma tarefa difícil, e esses impactos poderão ser reduzidos na sociedade brasileira.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200