O isolamento social, recomendado pela Organização Mundial da Saúde para o controle da disseminação do vírus da COVID-19 (Vírgula) obrigou pessoas de todo o mundo a se manterem em casa, ocasionando (Vírgula) assim, alta na taxa de desemprego e aumento da inflação. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) A situação da pandemia trouxe um nível de exposição altíssimo às classes mais pobres (Vírgula) dificultando a essas pessoas o cumprimento de tal norma. De acordo com pesquisas realizadas pela Universidade Federal do Paraná (Vírgula) "A crise econômica causada pela Pandemia será longa e rigorosa". Que apesar da volta gradativa das atividades econômicas, ainda encontra-se grande dificuldade em reparar o prejuízo causado. (Abordagem superficial do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) Há a grande negligência do Estado que de certa forma contribuiu para a situação atual, como o auxílio emergencial furado e sem extensão até o fim da pandemia. Ato de grande descaso com a massa. (Abordagem superficial do tema. Reestruture)
(Boaa estratégia coesiva) Dado o exposto, infere-se que para amenizar o cenário, (Problemas na construção de sentido) a cooperação do Estado com isso, assim, diminuirá as necessidades dos mais pobres de sair para trabalhar para garantir o alimento do dia. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |