No longa-metragem norte-americano "Epidemia", é narrado os eventos decorrentes da contaminação por um novo vírus e como o isolamento social revelou-se como um impeditivo para o seu avanço. No Brasil, hodiernamente, vive-se uma realidade semelhante devido à pandemia de Covid-19. Nesse sentido, faz-se necessária a discussão a respeito da ineficiência governamental e da desinformação populacional acerca da disseminação do agente patológico (Muito bem. Apresentou o agente) como fatores agravantes para a ausência de um distanciamento social eficaz diante de um cenário de crise humana e econômica. (Muito bem. Contextualizou o tema)
(Boa estratégia coesiva) Em uma primeira análise, é primordial apontar a ineficiência governamental quanto ao planejamento estratégico no combate ao vírus e à crise econômica. As medidas de isolamento social não foram enérgicas o suficiente e os subsídios disponibilizados não receberam estrutura adequada para a sua distribuição, o que resultou na volta dos cidadãos às ruas - seja para receber as devidas informações sobre o auxílio, seja para voltar a trabalhar devido a não-obtenção não obtenção do mesmo - e, consequentemente, no aumento de novos casos de contaminação. (Explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é notável a quantidade de pessoas que deixam a segurança de suas casas para realizar atividades de relacionamento interpessoal, de modo a por em risco as suas saúdes e dos demais indivíduos dos seus círculos de convívio. Tal postura deriva da desinformação a respeito de como funciona o ciclo de contágio pelo vírus. Conforme a OMS (Desenvolva a sigla), o coronavírus pode ser transmitido de uma pessoa a outra após contato próximo. Diante disso, fica evidente que a prática do não-isolamento contribui para a persistência da circulação do agente etiológico e, então, deve ser combatida. (As discussões precisam ser mais exploradas)
(Boa estratégia coesiva) É indubitável, portanto, a necessidade de se enfrentar esses obstáculos. Destarte, o Ministério da Saúde (Muito bem. Apresentou o agente), junto com a mídia (Vírgula) deve organizar campanhas informativas sobre o ciclo de propagação do vírus - em horários estratégicos - com foco na fala de profissionais especializados, de modo a promover a relevância de um isolamento social unificado. O Bacen junto com as instituições financeiras deve criar linhas de crédito com baixas taxas de juros e parcelamentos atraentes para o pagamento de folha de pessoal de pessoas jurídicas, objetivando diminuir a taxa de demissões. Assim, a sociedade brasileira conseguirá enfrentar a situação-problema tal como no filme Epidemia.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |