Por que nem todos ficam em casa? - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 18/03/2021

Status:

Corrigida
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A peste negra foi uma pandemia que assolou a população européia no século XIV, contudo (Vírgula) nos dias atuais (Vírgula) o que vem assolando a população mundial é a pandemia da Covid-19, onde a recomendação dada por especialistas é o isolamento social. Entretanto, uma parcela da sociedade não aplica tal orientação devido às pessoas terem a necessidade de trabalhar fora para o seu sustento e por conseguinte não terem condições de trabalharem em casa. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) É relevante abordar primeiramente que a maioria dos indivíduos necessitam trabalhar para viverem dignamente. Por este motivo (Vírgula) e entre outros, que o isolamento social é algo inacessível para alguns e consequentemente praticado por poucos. (Argumentação limitada) 

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, o acesso à internet e aparelhos tecnológicos ainda é restrito ao povo. Sob a ótica da desigualdade social destaca-se o livro "Os Miseráveis" de Vitor Hugo, onde narra a história de pessoas passando fome nas ruas da França. Fora da ficção, esta é uma problemática enfrentada pelo Brasil, não apenas no quesito da fome mas também no que se refere a oportunidade de alguns poderem estudar e trabalhar em casa, e outros não. (Abordagem tangencial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista o que foi discutido é necessário que o governo federal (Muito bem. Apresentou o agente) preste assistência aos mais necessitados por meio do investimento e aumento do auxílio emergencial que será dado a todos aqueles sem acesso à internet e aos que possuem a renda de um salário mínimo ou inferior. Tais medidas serão feitas com a finalidade de proporcionar a oportunidade de todos cumprirem o isolamento social. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite uma abordagem tangencial. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200