aaaaaaaaaaaaaa pandemia n acaba nunk - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 08/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No livro "Ensaio Sobre a Cegueira", os personagens cegam misteriosamente e por isso ficam em quarentena para não disseminar a doença desconhecida. Apesar de ficcional, é possível relacionar o livro com a proliferação do coronavírus, já que em ambos os casos foi recomendado ficar em isolamento até encontrarem uma solução. Segundo uma pesquisa publicada na revista "Plos One", o isolamento social é uma das formas mais eficientes de se reduzir os casos de óbito quando ocorre de forma conjunta entre cidades vizinhas. Por conta do descumprimento de muitas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), e principalmente por não manter-se se manter em isolamento social, o vírus se alastrou por todo o país de maneira rápida fazendo com que os leitos de hospitais ultrapassassem sua capacidade e que muitas pessoas morressem. (Delimite as discussões iniciais e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é preciso reforçar para grande parte da população a importância da higienização, do isolamento social e do uso de máscara. Muitas pessoas acreditam que o vírus é inofensivo ou até uma invenção, mesmo com inúmeros dados e pesquisas. Acerca desse problema , é necessário desmistificar os boatos e as fake news pra os para os cidadãos, principalmente para a parte mais pobre da sociedade que geralmente é a mais afetada por doenças porque vivem em condições precárias e muitas vezes não têm condições para adquirir produtos essenciais. Sendo assim, é indispensável que instituições públicas ofertem máscara e álcool em gel para as pessoas mais necessitadas economicamente. (Abordagem limitada do tema. Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, é comum encontrar centros comerciais, barzinhos e restaurantes lotados em meio a pandemia. Dentre esses locais, é perceptível o quanto algumas pessoas não respeitam o distanciamento social e não utilizam a máscara, por isso em muitos estados houve o lockdown (Vírgula) a fim de diminuir os casos da doença e posteriormente reduzir o número de mortos. Entretanto, a frota do transporte público foi reduzida, o que é contraditório em meio a uma pandemia, já que quando se diminui o número de transportes, as pessoas tendem a pegar o mesmo veículo em determinado horário e com o maior número de passageiros. (Delimtie e explore as discussões de acordo com o tema)

(Boa estratégia coesiva) Em suma, constata-se a importância de se informar sobre o vírus que já matou milhares de pessoas pelo mundo. Sendo assim, cabe ao Estado (Muito bem. Apresentou o agente) promover campanhas e propagação da conscientização para toda a sociedade. Isso pode ocorrer através de folhetos distribuídos nas ruas e propagandas que circulem nos veículos de comunicação, a fim de criar uma consciência coletiva sobre a precaução, proliferação e malefícios que o vírus pode causar. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema. Evite uma abordagem tangencial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200