O desequilíbrio econômico resultante do isolamento social - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 01/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com Buiter, ex-economista e atualmente professor de Columbia, " nenhuma das economias avançadas deverá crescer até 2022, no ritmo que crescia até 2019 ". Expondo (Vírgula) assim, a crise econômica que se instalou em diversos países e potências, resultante da crise de saúde pública internacional através da pandemia pelo corona vírus coronavírus, também denominada Covid-19. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) Dentro do contexto desse desequilíbrio econômico, (Sem vírgula) está inserido o isolamento social, que se faz de extrema importância para evitar a propagação em massa de tal doença, tendo em vista a alta capacidade de contaminação e transmissão desse vírus. (Não compreende a estrutura do texto)

(Melhore a estratégia coesiva) Dessa forma teve início a " quarentena ", onde o mínimo de pessoas possível deveria transitar pela pelas ruas, sempre com auxilio de máscara e álcool e gel como medidas preventivas. Por conseguinte, incontáveis estabelecimentos foram obrigados a fechar suas portas, alguns deles funcionando de maneira remota, alguns por falta de estrutura e poder aquisitivo chegaram a falir. A taxa de desemprego no Brasil chegou a 18,7%, o PIB ( Produto Interno Bruto ) teve uma queda de 4,3% e o declínio de países subdesenvolvidos já é uma realidade. (Abordagem superficial do tema)

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Por sua vez as grandes potências como Estados Unidos, Japão e Rússia estão imergindo cada vez mais nessa crise, onde o dólar tem um alto crescimento e pode chegar a 6 reais. Uns dos setores mais atingidos foi o de turismo e de petróleo onde o mesmo repassa suas altas para a população através da inflação da gasolina e do gás de cozinha por exemplo. (Recorte superficial)

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) As estimativas são preocupantes, os economista não estão esperançosos, esse desequilíbrio tende a gerar cada dia mais desemprego (Ponto final). Dadd Malpass, presidente do Banco Mundial (Vírgula) afirma que todos os avanços em matéria de desenvolvimento podem ser perdidos em países subdesenvolvidos, isso trás  traz a realidade de que o mundo já está ficando mais pobre. (Abordagem tangencial)

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Contudo, ações são esperadas (Vírgula) a fim de controlar a situação crítica que vem se estendendo ao longo do ano. Os governantes (Boa. Apresentou o agente) precisam focar sua atenção nas empresas privadas e na economia dos países desenvolvidos (Vírgula) bem como na educação financeira dos cidadãos para que os mesmos minimizem os gastos supérfluos adquirindo ainda mais dívidas desnecessárias. O custeio de programas de atenção voltados para os mais carentes em vertente principalmente da crise instalada com ajuda financeira alimentícia e de cunho essencial, dessa maneira tornando todo esse processo de instabilidade o mais tranquilo possível e gerando menos impacto social e econômico. (A proposta está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200