[Sem título] - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 26/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com Art. 21, parágrafo 18 da Carta Magna de 1988, compete à União planejar e promover defesa permanente contra as calamidades púbicas. Dessa forma, o isolamento social é uma das medidas imprescindíveis para minimizar a propagação do novo coronavírus. Porém, existem vários obstáculos,para que tal ação alcance resultados positivos,principalmente, no que diz respeito à conscientização da população acerca do isolamento social em meio a crise econômica, provocada pelo colapso no sistema sanitário. Isso ocorre, (Sem vírgula) ora pela falta de postura do Poder Executivo diante da problemática ,ora pela falta de políticas públicas sociais consistentes que viabilize o cumprimento das regras de restrição pela sociedade. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é imperioso ressaltar que intelectuais, governantes em todas as esferas ,como por exemplo, o atual presidente da República Federativa do Brasil Jair Messias Bolsonaro (Vírgula) são formadores de opinião, que por sua vez possuem poder de influenciar as pessoas a adotarem certos tipos de atitudes. Nesse viés, é notória a política negacionista adotada pelo Poder Executivo, uma vez que tal fato pode ser facilmente comprovado pela fala do presidente em entrevistas oficiais. À título de exemplo, no mês de março do ano de 2020 o presidente declarou que : "o novo coronavírus não passava de uma gripezinha", . (Uso inadequado da pontuação) No entanto, a pandemia provocou o agravamento da fome e provocou várias mortes em todo o solo brasileiro. Dessa maneira, o direito à vida previsto em Constituição têm sido violado, (Sem vírgula) pela própria autoridade máxima do país. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Outro fator diz respeito à ausência de medidas governamentais, que possibilite a concretização do isolamento social pelo povo brasileiro. Dessa maneira, uma série de fatores está associada aos desafios para o cumprimento dessa importante medida, como por exemplo o desemprego que é um problema anterior a pandemia. Apesar de que algumas medidas (Vírgula) como o auxilio emergencial foram tomadas, não foi possível o alcance integral da população, isso porque existem famílias no país que nem possuem eletricidade em suas residências, e consequentemente não puderam efetuar o cadastro no programa . Dessa forma, a o aumento da propagação da doença intensificou as desigualdades no país e comprovou que sem políticas sociais sólidas é impossível o cumprimento do isolamento social, isso porque uma parcela da sociedade que não trabalham formalmente, necessitam de sair de seu domicílio para encontrar um meio de subsistência para sua família. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, cabe ao Poder Legislativo o dever de instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI (Muito bem. Apresentou o agente), como o propósito de averiguar se houve omissão por parte do presidente. Desse modo, se for comprovado falha, omissão ou transgressão do direito à vida, deve ser imposto a presidente a destituição do cargo e as devidas punições previstas em Lei. Além disso, cabe ao Ministério da Economia promover a extensão do auxílio emergencial, de maneira que possibilite o alcance integral da população. Isso deve ser feito com a arrecadação do imposto sobre grandes fortunas. Por fim, será possível a redução da propagação do novo coronavírus, por conseguinte concretizar-se-ão os fundamentos da República Federativa do Brasil, que é construir uma sociedade mais justa, livre e igualitária.

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200