A epidemia na economia - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 16/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A peste bubônica foi uma epidemia do século XIV que matou 1/3 da população europeia da época. No ano de 2020 o cenário parece estar se repetindo, porém com os conhecimentos e tecnologias da atualidade é necessário conscientizar a população acerca da importância do isolamento social para o controle da pandemia. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Estima-se que 200 milhões de pessoas morreram vítimas da peste negra, considerada a maior epidemia da história, tantas mortes causaram a redução da oferta da mão de obra, o que afetou diretamente a economia e causou o fim do feudalismo, o continente europeu levou 100 anos para recuperar sua economia e estrutura social. Atualmente enfrentamos a pandemia do Covid-19, mas o acesso a informações e meios de se proteger são bem mais acessíveis. A tecnologia foi um fator muito importante para a sociedade no último ano, tendo em vista que muitas pessoas perderam o emprego e resolveram criar seus próprios negócios e adaptar seus trabalhos ao tão conhecido homeoffice. (Cuidado com uma abordagem tangencial. Delimite e explore mais as discussões)

(Melhore a estratégia coesiva) O Brasil se encontra na pior fase desde o início da pandemia, onde muitos estados estão em fase vermelha e prestes a entrar em fase roxa, com hospitais 100% lotados, com uma média de 2000 mortes por dia, é notável que o isolamento social é a opção mais plausível para lidar com esse momento caótico, mas é necessário conscientizar a população sobre a importância desse isolamento. Países como Nova Zelândia e Coréia do Sul (Vírgula) que realizaram o lockdown desde um primeiro momento (Vírgula) tiveram suas economias poupadas e um número de casos reduzidos, cidades brasileiras como Araraquara em São Paulo, que decretou lockdown ultimamente, teve uma queda significativa nos testados positivos em 15 dias, contudo, uma pesquisa publicada na revista Plos One aponta que o isolamento é mais eficaz quando aplicado regionalmente, e não em apenas alguns municípios, sendo uma solução que irá refletir de forma positiva na economia, pois muitas mortes serão evitadas e a perda populacional será reduzida. (Delimite as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse, segundo o artigo 23 da DUDH (Declaração Universal Dos Direitos Humanos), " Todo ser humano tem direito a emprego, condições justas e favoráveis e proteção contra o desemprego.", levando isso em conta o Ministério da Saúde (Boa estratégia coesiva), em conjunto com o Ministério da Economia (Vírgula) devem criar projetos que lutem contra o desemprego, por meio de palestras sobre empreendedorismo e novas formas de trabalho, para que a população seja conscientizada e encontre formas de ajudar a economia e preservar a saúde publica nesse período tão complicado.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200