A globalização nós nos conectou, mas não nós nos deu condições igualitárias, a crise advinda da pandemia do covid-19 viabilizou ainda mais as falhas do sistema econômico vigente e das instituições governamentais responsáveis por assegurar a saúde dos seus cidadãos. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, tendo como exemplo o Brasil, as instituições governamentais seguem o que (Vírgula) de acordo com o pensamento marxista, uma priorização do bem pessoal em detrimento do coletiva, o que acaba gerando inúmeras dificuldades para a sociedade. Com incentivos de isolamento social fraco, pensando no mercado e nas bolsas de ações, e ataques as medidas registravas e sem nenhum projeto fiscal para os pequenos empresários e trabalhadores, o governo brasileiro acaba sendo responsável de forma efetiva pelo negacionismo da população. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, milhares de pessoas se viram sem trabalho, comida e acesso a condições básicas, enquanto outros, grandes empresários, aumentaram ainda mais suas riquezas em um ano de crise humanitária, isso mostra que mesmo sendo um problema global, alguns são mais atingidos que outros, e uma minoria nem se quer sequer é atingida, ademais, a crise afeta aqueles que são mais vulneráveis, obrigando muitos a ignorar o isolamento para tentarem sobrevir e terem alguma renda. (Melhore a apresentação das discussões)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, aspectos administrativos e estruturais potencializaram ainda mais a pandemia. Sendo assim, a arrecadação de impostos precisa ser reorganizada pelo Estado, afim a fim de taxar grandes riquezas de forma mais intensiva, tendo recurso para organizar programas sociais e procurar ações financeiras mais diversas que abrange todos, dando (Vírgula) assim, apoio o proletariado e pequenos empresários, além das grandes corporações. Por fim, sistemas políticos precisam ser mais noção do peso da suas ações sobre a população e serem exemplo, agindo de forma que vise o coletivo e bem-estar de todos. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas ao longo do desenvolvimento precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando uma argumentação limitada. No mais, mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! :)
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |