Estamos Morrendo pela Incompetência do Presidente - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 17/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Países como a Coreia do Sul começaram a pandemia com medidas rígidas e rápidas como o isolamento social logo nos primeiros estágios da doença. Enquanto esses países retomam a economia cada vez mais rápido, o Brasil se vê em seu pior momento com números de casos crescentes, falta de leitos em hospitais e pessoas que não respeitam a quarentena. Caso o país tivesse adotado medidas rígidas logo de início, certamente a situação seria mais agradável. O principal problema é o desrespeito à quarentena pela população que assume duas faces distintas: o das pessoas que são obrigadas a desrespeitá-la para garantir sustento à família e o das pessoas que não acreditam na ciência e saem para festas clandestinas. (Melhore a contextualização do tema) 

(Boa estratégia coesiva) O primeiro grupo é composto por pessoas que não têm escolha nenhuma a não ser se aventurar no meio da pandemia para garantir o que comer ao longo do mês. Já dizia o filósofo Karl Marx que os que mais sofrem durante uma crise econômica são o proletariados, pois são eles os responsáveis pela movimentação da roda que gira o capitalismo e por estarem embaixo são os mais atingidos quando essa roda começa a desandar. Sem nenhum auxílio do governo, o povo, especialmente os mais pobres, é obrigado a trabalhar em meio à pandemia e acabam por agravar a situação em que o país se encontra. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Já no segundo grupo, (Sem vírgula) estão as pessoas que não se importam com a pandemia e não veem problemas em sair sem máscara ou ir para festas clandestinas. Uma notícia do Jornal Estado de Minas revela que uma festa clandestina foi fechada em Ubiraba e seus organizadores, estudantes de medicina, (Sem vírgula) não foram presos e apenas pagaram uma indenização para se verem livres da justiça. Enquanto muitos jovens se aventuram em festas clandestinas, milhares de pessoas morrem todos os dias e continuarão morrendo caso as medidas restritivas não se mostrem mais severas. (Abordagem superficial do tema) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Por fim, medidas devem ser tomadas para que as pessoas levem mais a sério o distanciamento social.. (Uso inadequado da pontuação) O governo federal (Muito bem. Apresentou o agente) precisa fornecer novo auxílio emergencial o mais rápido possível e de no mínimo R$ 600,00 reais para que as pessoas possam ter o básico para se sustentar e obedecer a quarentena.. (Uso inadequado da pontuação) Enquanto que propagandas devem ser veiculadas para mostrar a real situação do Brasil e a necessidade de se obedecer o distanciamento. As festas clandestinas devem ser reprimidas o mais rigidamente possível, seus organizadores devem ser multados, presos e conscientizados. Dessa forma poderemos tentar reverter a situação que poderia ter sido evitada no começo da pandemia.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200