Vacinar é preciso - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 14/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Covid-19 é um problema de todos. É uma doença mortal e muito contagiosa. Não tem remédio, mas tem prevenção com ouso  o uso de máscara, distanciamento social e muita higiene pessoal, nos alimentos e na casa. Essas medidas são eficazes e devem ser adotadas por todos. Se o povo não ajudar nenhum governo dará jeito. Só a vacinação de todos poderá conter a pandemia. O Brasil e a América do Sul foram afetados por último, quando a doença chegou em solo brasileiro já se sabia mais sobre esse vírus que a Ásia e a Europa. No entanto isso não foi vantagem nem para o país e muito menos para os brasileiros. (Contextualize o tema de acordo com o tema proposto. Reestruture as discussões e formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) O presidente ignorante negligenciou em tudo. Primeiro quis negar, depois não respeitou os cientistas, médicos, jornalistas e todos. Foi e é um exemplo vergonhoso, fez aglomeração e foi contra o uso de máscara e vacinação, fez propaganda de um remédio ineficaz. Ignorou a falta de oxigênio em Manaus e diversas pessoas morreram sem ar. A pandemia no Brasil é uma tragédia anunciada. O lado da economia todos perdem. Escolas, alunos, professores, indústria, comércio, transportes ,esporte, cultura, igrejas e o país. O mundo está em guerra e o inimigo é invisível e mortal e a melhor fortaleza e a casa de cada um. (Abordagem tangencial do tema) 

(Melhore a estratégia coesiva) 270 mil pessoas morreram no país de Norte a Sul. Ricos, pobres, anônimos e famosos. O governo federal tem que fazer a sua parte. Tem que obrigar o povo a ficar em casa. Tem que fazer medidas rígidas com multa e até detenção para conter essa pandemia. É urgente que todos sejam vacinados. Só a vacina é a cura. Mortos não geram riquezas. Só geram tristezas. (Evite clichês) É fundamental que o presidente acorde e salve o país, o SUS (Desenvolva a sigla) tem o melhor programa de vacinação do mundo, é inaceitável que viva esse caos. (Abordagem tangencial do tema)
 
(Melhore a estratégia coesiva) Está provado que no embate para restaurar a economia quem vence é a pandemia (Reestruture essa ideia). É preciso uma atitude enérgica do Ministério da Saúde (Muito bem. Apresentou o agente) enfatizando a importância da vacina, da máscara e de não aglomerar. Que encha o coração do povo de esperança! Que é preciso lutar junto para essa cura chegar logo para todos e tudo voltar ao normal. Que cada um seja seu próprio guerreiro que se salve e salve o outro. Que cada um transfira o que sabe e aprenda o que ensina. Para a economia voltar a crescer só a vacina resolve. (Evite clichês) 

Comentários do corretor


Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema. Evite uma abordagem tangencial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200