Desde o Iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza pelo problema do outro. Entretanto, quando se observa a suspensão do isolamento social para todos os indivíduos, no Brasil, hodiernamente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática, e a problemática persiste intrinsecamente ligada à realidade do país seja pela necessidade do cidadão em garantir sua renda econômica para poder viver, seja pela ignorância por parte do corpo social quanto ao número de casos e de mortes confirmadas pelo coronavírus. Nesse sentido, convém analisarmos as principais consequências de tal postura negligente para a sociedade. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) É indubitável que a questão constitucional e sua prática estejam entre as causas. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio de justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, a necessidade do cidadão romper com o isolamento social para garantir o seu sustento em meio a uma pandemia rompe com essa harmonia, haja vista que se o indivíduo põe a própria vida em risco ao abrir seu pequeno comércio para conseguir subsistir em meio a crise econômica, essa ação é a consequência da falha estadual em ceder à pessoa, (Sem vírgula) recursos para que consiga manter-se segura em isolamento social e ainda sim possa viver, sem danos expressivos em sua renda. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, destaca-se a ignorância por parte do corpo social quanto ao número de casos e seu aumento ininterrupto dia após dia como impulsionador do problema. De acordo com Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e pensar dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento, a influência de pessoas que possuem certa importância dentro da mídia social ao banalizar e minimizar a relevância do isolamento social induz cada vez mais pessoas a ignorarem a dimensão do problema e irem às ruas. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) É evidente, portanto, que há entraves para a solidificação de políticas que visem a construção de um mundo melhor. Como dito pelo pedagogo Paulo Freire, a educação transforma pessoas e essas mudam o mundo. Logo, o Ministério da Saúde deve instituir, através de veículos midiáticos, (Muito bem. Apresentou o agente) palestras ministradas por profissionais de saúde, que discutam o combate à ruptura do isolamento social feita por muitos brasileiros, afim a fim de que o tecido social se desprenda de certos tabus, para que não viva a realidade das sombras, assim como na Alegoria da Caverna de Platão.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |