O Covid-19, vírus surgido, em 2019, na China, espalhou-se por todo mundo, configurando uma pandemia, que gerou uma crise na saúde global. Neste contexto de transformações bruscas da sociedade, o povo brasileiro, já marcado por uma eminente desigualdade social, passou a enfrentar uma ferrenha crise econômica, gerada pelo isolamento em massa das pessoas, que perderam, em grande parte, seu poder de compra e deixaram de impulsionar setores da economia, como o turismo. Por conseguinte, as medidas restritivas passaram a ser amplamente desrespeitadas, resultando em um agravamento no quadro pandêmico brasileiro. Desse modo, é imprescindível a conscientização das pessoas sobre o isolamento social, cuja promoção está sendo prejudicada por fatores de cunho social e pela desinformação em relação a esse novo vírus. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é relevante pontuar que um número significativo de brasileiros saem às ruas por uma questão de subsistência, já que cerca 52 milhões de brasileiros, de acordo dados de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, vivem na pobreza, não tendo acesso aos itens que satisfazem as suas necidades básicas. Assim, a permanência desses cidadãos em seus lares também representa um risco às suas vidas, já que sem o dinheiro conquistado diariamente, poderão morrer de fome. Logo, deve haver medidas que não somente determinem o isolamento social, mas que também criem condições para que os cidadãos de classe baixa permaneçam em seus lares, sem estarem sujeitos aos riscos que vão além do coronavírus. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, a propagação de informações falsas sobre a pandemia faz com os indivíduos reneguem o cenário caótico da saúde e deixem de tomar cuidados essenciais para evitar uma possível contaminação. Segundo a escritora Hannah Arendt, o mal pode apresentar-se como algo banal. Tal perspetiva pode ser associada à tentativa irresponsável de pessoas que disseminam, principalmente através das redes sociais, a ideia de que o Covid-19 é algo normal, que deve ser aceito e irrelevado no cotidiano, pois uma crise econômica seria mais cruel do que o próprio vírus. Então, constitui-se a necessidade do combate à desinformação associada à pandemia. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao governo federal do Brasil (Muito bem. Apresentou o agente), cujo papel é realizar ações que visem o bem de toda a nação, criar um site no qual estejam unificadas as informações atuais da pandemia e das medidas restritivas presentes em todo o território brasileiro, o que deve ser realizado por meio da cooperação das Secretárias Estaduais de Saúde, a fim de conscientizar a população acerca da disseminação do coronavírus e, consequentemente, aumentar o índice de isolamento social. Além disso, os governadores dos estados do Brasil devem garantir que cidadãos carentes, que geralmente são trabalharadores informais, tenham acesso à alimentação, por meio da distribuição mensal de cestas básicas, a fim de evitar que famílias passem fome e tenham que, obrigatoriamente, sair de suas casas para trabalhar nas ruas, onde estarão potencialmente expostos ao Covid-19. A partir dessas ações, a conscientização das pessoas sobre o isolamento social alcançará sucesso e a sociedade brasileira estará mais próxima do retorno do "verdadeiro normal".
Comentários do corretor
Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |