Um choque de realidade - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 15/03/2021

Status:

Corrigida
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Vivemos em uma situação pela qual nos obriga a repensarmos nossas atitudes e valores diante da sociedade. Interrompermos nossas rotinas corridas, diminuindo a velocidade pela qual levávamos nossas vidas, é algo que exige muita postura e maturidade diante de uma nova realidade complicada (Evite esse tipo de construção. Reestruture essa ideia). A pandemia originada pelo avanço do coronavírus, hoje denominado como Covid-19, foi o termo principal que nos mostrou o quão pequenos somos e como não temos controle sobre nada, incluindo o nosso amanhã. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em meio a uma sociedade capitalista, onde se é mais bem valorizado o "ter"(dinheiro) em comparação ao "ser", vivemos um grande desafio quando se trata de pararmos todas nossas atividades para darmos prioridade à nossa saúde e de todos em nossa volta. O Covid (Vírgula) que atingiu uma escala mundial significativa de diagnósticos e mortes, nos exige a compreensão de sua fácil transmissão através de gotículas despejadas que são absorvidas no corpo por meio do toque das mãos em um objeto ou local infectado sendo transmitido nos olhos, nariz ou boca. (Abordagem tangencial do tema. Reestruture as discussões)

(Melhore a estratégia coesiva) O coronavírus foi prejudicial sim para a economia global, a medida tomada que corresponde ao isolamento social e a paralisação de empresas industriais, de meio de transporte, de organização de eventos, lojas, pequenos e próprios negócios foram diretamente atingidos. Onde no Brasil (Vírgula) por exemplo, gerou ainda mais o desemprego e também dificuldades para aqueles que lutavam todos os dias para pôr alimento na mesa de sua família. (Abordagem limitada do tema)

(Boa estratégia coesiva) Com isso, ainda há aqueles que acreditam ser uma grande farsa criada pela mídia por conta desta doença não trazer um rótulo, ou seja, ela pode variar seus sintomas e complicações independente da faixa etária e saúde da pessoa. E justamente por isso que devemos dar mais importância às formas de prevenção sobre a contaminação deste vírus. (Ideias fragmentadas) Pois a situação já se encontra em emergência. Resultando em falta de UTI (Desenvolva a sigla), esgotamento físico e psicológico aos agentes da saúde que se encontram tendo muitas vezes de selecionar vidas, e principalmente para que haja a diminuição nos números de morte de pessoas repletas de sonhos pelas quais têm sua jornada interrompida pela dor e tristeza de uma situação assim. (Abordagem limitada do tema)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Por meio dos fatos mencionados é visto que (Vírgula) sim, precisamos urgentemente começar a darmos valor à vida, através de toda forma de prevenção, incluindo o uso de máscara, álcool em gel e principalmente o isolamento social. Três coisas que mesmo por sua simplicidade, (Sem vírgula) devem ser levadas mais a sério, pois são elas quem irão garantir um futuro reencontro com direito a muitos abraços com aqueles que tanto amamos e queremos ver acima de tudo, muito bem. (Evite construções clichês. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite uma abordagem tangencial. Não deixe de apresentar a proposta de intervenção. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200