Gripe espanhola, varíola e gripe suína configuram algumas das doença que assolaram à população brasileira no passado. A história nos mostra que ora ou outra, (Sem vírgula) um organismo tem sua biologia modificada e novas doenças surgem. Após cada período de grandes infecções, sobressaem os avanços nas técnicas de cuidado destinados à saúde. (Sem vírgula), resultantes da experiência epidemiológica. Mas tal avanço só torna-se possível quando em escala social. Neste âmbito, o contexto é importante. (Não contextualizou o tema propriamente dito. Reestruture e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) A pandemia de covid-19 evidenciou os maiores problemas vivenciados no Brasil, dentre eles a extrema desigualde social. A forte resistência da elite do país às medidas de isolamento coloca em xeque na prática, (Sem vírgula) o direito universal à vida. A quem cabe à quarentena? Àqueles que podem arcar com seus custos. Aos 80% da população brasileira cabe apenas resignar-se à imposição de um risco iminente (Vírgula) a fim de garantir a própria sobrevivência. (Reestruture as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Não obstante, se há algo que as aglomerações no Leblon têm revelado é a existência de um outro fator além do financeiro. Com a educação básica no país sucateada e o ensino privado voltado às aprovações em vestibulares, a consciência civil no país é ínfima, quando não inexistente. Este cenário é solo fértil para a sonegação das obrigações advida do exercício da cidadania, mesmo quando envolva questões vitais como a saúde. (Reestruture as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Por fim, o descompasso entre as autoridades do país e as recomendações da Organização Mundial da Saúde fornece o aval a muitas pessoas para não adotarem nenhuma das mediadas sugeridas. Afinal, por vezes, nem mesmo os representantes de Estado as seguem. Se compreendermos a saúde dentro de um prisma social, perceberemos os fatores envolvidos no fracasso ou sucesso da medicina preventiva. Medidas como o isolamento social só são tangíveis quando acompanhadas de condições favoráveis a elas. (Sem ponto final), tais como: financeiras, desenvolvimento da consciência civil e de um Estado direcionado ao bem-estar coletivo. Assim, as reais fronteiras que impõem obstáculos a uma saúde democrática e aos avanços das técnicas de cuidado poderão ser transpostas. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite uma abordagem tangencial. Não deixe de apresentar a proposta de intervenção. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |